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quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Pesquisa mostra que usuários da Saúde de Curitiba estão satisfeitos com o atendimento



Uma pesquisa de satisfação realizada pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI) mostra que os usuários do Sistema Único de Saúde de Curitiba estão satisfeitos com o atendimento. A pesquisa entrevistou mais de 10 mil usuários da rede municipal de saúde e registrou que 85% das pessoas atendidas nas unidades básicas de saúde aprovaram o atendimento. Já entre os que buscaram os centros de espacialidades, o índice de aprovação chegou a 95%. Nas unidades de pronto atendimento (UPAs), a satisfação foi registrada por 73% dos usuários.

A pesquisa foi feita por telefone, com usuários escolhidos aleatoriamente entre aqueles cadastrados no sistema. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, a mudança no acolhimento dos usuários nas unidades de saúde, a flexibilização da agenda médica e o resgate do papel dos enfermeiros foram fatores que contribuíram para o bom desempenho. “O usuário do SUS enxerga qualidades no sistema que as pessoas atendidas apenas no sistema privado de saúde muitas vezes desconhecem”, disse.

Essa também é a opinião da cabeleireira e manicure, Simone Cortes de Sá. Ela é atendida na unidade de saúde Ipiranga, no Capão Raso, e é só elogios para o trabalho dos profissionais que a atendem. “As pessoas pagam caro por uma consulta médica, mas não sabem o que o SUS oferece. A agente comunitária vai até minha casa. Eles para mim são mais do que profissionais de saúde, já fazem parte da minha família”, conta.

Josiane Ribeiro também encontrou apoio no SUS Curitiba. Há muito anos sendo atendida apenas na rede privada de saúde, na semana passada foi em uma unidade de saúde que encontrou o atendimento de que precisava para amamentar sua filha de 10 dias. “Estava com dificuldade para amamentar e na unidade de saúde encontrei profissionais que me auxiliaram, foram pacientes, me deram dicas, e hoje estou mais segura para amamentar. A gente sempre ouve falar mal do sistema público, mas pelo o que percebi tem muita coisa boa.”

Emergência

Atualmente, Curitiba conta com nove unidades de pronto atendimento (UPAs) 24 horas, que são responsáveis pelo atendimento de urgência e emergência. Nelas, são realizados mais de 120 mil consultas todos os meses, e 73% dos entrevistados aprovaram o atendimento.

Desde o ano passado, a Prefeitura de Curitiba vem adotando uma série de medidas para fazer frente à grande procura e melhorar o atendimento à população. O número de médicos para fazer o atendimento nas UPAs aumentou e a Secretaria Municipal da Saúde iniciou o trabalho de reorganização do fluxo de atendimento e a definição de uma reserva de leitos hospitalares para pacientes das UPAs para diminuir o tempo de espera por vaga em hospital, atendendo com mais rapidez quem precisa de cuidados hospitalares.

Além disso, foram estreitados os laços das UPAs com as unidades de saúde, com o objetivo de encaminhar as pessoas que buscam as unidades de pronto atendimento sem precisar realmente de um atendimento de urgência e emergência. O mais correto, nesses casos, é que o atendimento seja realizado em uma das 109 unidades de saúde, nas quais, além da consulta com enfermeiro e médico que conseguem acompanhar toda a evolução do tratamento, o paciente evita filas. Tudo isso com a vantagem de também estar mais próximo da sua residência.

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