Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Consulta pública para aprimorar a avaliação dos cursos de medicina está disponível até 4 de setembro



As instituições de educação superior (IES) e os demais interessados têm até o próximo dia 4 de setembro para enviar suas contribuições para adequar o instrumento de avaliação às novas diretrizes dos cursos de medicina. Para isso, podem participar de consulta pública aberta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O formulário de proposta pode ser acessado aqui.

A renovação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos superiores de medicina, ocorrida em 2014, como decorrência do Programa Mais Médicos, criou a necessidade dessa atualização. Para o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, o Mais Médicos tem promovido a reestruturação da formação médica brasileira. “Além da ampliação quantitativa do ensino superior, (o programa) está realizando mudanças qualitativas no formato do curso de medicina, e uma dessas mudanças é o foco na Atenção Básica e na Medicina de Família. Essa é uma área muito gratificante da medicina, mas, infelizmente, até então pouco explorada na formação do profissional”, afirma.

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação

A minuta do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação, que inclui novos indicadores específicos para o curso de medicina e para toda a área de saúde, está disponível nestanota técnica nº 40/2015.

Novas diretrizes

O Mais Médicos prevê que os estudantes de Medicina deverão cursar pelo menos 30% da carga horária do internato médico na graduação, que serão desenvolvidos na Atenção Básica e em serviço de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), respeitando o tempo mínimo de dois anos. Os estudantes também serão avaliados pelo governo a cada dois anos. A avaliação será obrigatória e o resultado, contado como parte do processo de classificação para os exames dos programas de residência médica. A prova será elaborada peloInep, responsável por avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário