Páginas

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cosems do Paraná tem nova diretoria


Marina Martins assume presidência do Cosems do Paraná.

Congresso, realizado com sucesso, derruba temores da gripe A (H1N1) e ajusta novas informações com protocolos da influenza
O XXV Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná contou com 550 inscrições e a participação de 300 municipios, dentre os 399 que compõem a totalidade dos municipios paranaenses. Participaram gestores e técnicos em saúde de todas as regiões.
Os organizadores ficaram entusiasmados com o apoio de parceiros como o Cosems do estado, as regionais de saúde e a Secretaria Estadual de Saúde. Segundo uma das coordenadoras do evento, Margarete Memoncin Debertoles, que é secretaria municipal de saúde de Matelandia e vice-presidente do Cosems/PR, o Congresso superou toldas as expectativas, porque uma das eventuais barreiras ao sucesso do encontro foi justamente a pandemia instalada do vírus influenza A H1N1.
Para Margarete, tanto a organização quanto o presidente do Conasems e Secretario de saúde de Maringá, Antonio Nardi, estavam absolutamente certos quando insistiram com a realização. Primeiro, diz a organizadora porque todos vieram e tiraram duvidas principalmente com a presença do Secretario de Estado da Saúde do Paraná, Gilberto Berguio Martin.
Era importante, dizem os promotores do evento, que todos aprendessem a enfrentar a pandemia, principalmente porque estavam todos vivendo todos os seus movimentos de forma inédita e surpreendente.
A esse respeito, um ponto considerado muito importante foram os protocolos extraídos da Comissão Intergestores Bipartite (Estado e Municipios). Os protocolos estabelecem as diretrizes, por exemplo, na questão de medicamentos (prescrição e dispensacao) do anti-viral. Foi justamente no Congresso que se desenharam os cenários para o enfrentamento da pandemia.
O XXV Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná ofereceu 4 cursos que tiveram suas salas lotadas. Para o Cosems do Paraná, o importante é atentar para a presença maciça e participativa de gestores e técnicos dos municipios.
- O Cosems so tem a ganhar porque os gestores passaram a entender o significado das políticas publicas de saúde, especificamente do ordenamento do SUS. É evidente que a natureza de um encontros como este foi perfeitamente percebida porque houve a troca de experiências. E isso acrescenta melhorias na gestão da saúde de cada município ? concluiu Margarete Debertoles.
Cursos oferecidos Ministrados por especialistas no XXV Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná.
Para Consorcios Públicos Intermunicipais de Saúde:
- Controle Interno dos Consorcios Públicos de Saúde na Visão do Tribunal de Contas do Paraná (ministrado Conselheiro do TCE, Fernando Augusto Mello Guimarães).
- Planejamento estratégico como ferramenta de captação de recursos nos consórcios (ministrado pelo professor Carlos Martins).

Cursos do Congresso
- Gestão do Trabalho e Educação em Saúde
- Gestão Estratégica e Participativa no SUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário