Páginas

sábado, 5 de setembro de 2009

Cobertura dos planos de saúde poderá ser ampliada em 2010

Portal Terra

A cobertura dos serviços de planos de saúde será ampliada em 2010, segundo informações da edição deste sábado do jornal Folha de S.Paulo. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deve divulgar a lista de novos procedimentos até o final de outubro no seu site oficial.

Entre os procedimentos listados pelo jornal estão exames de imagem que detectam tumores cancerígenos ativos, transplantes de medula com doador externo e tratamentos odontológicos como coroa e bloco. Hoje, os exames de imagens cobertos pelos planos localizam os tumores, mas sem diferenciar entre ativos e inativos. O transplante de medula que consta da atual cobertura obrigatória é o feito com material coletado do próprio paciente.

Todos os planos de saúde com contrato iniciado a partir de 1999 serão afetados pela mudança, o que significa 74% do setor de saúde privada, segundo o jornal. O contrato é soberano nos planos assinados antes desta data. Segundo a gerente geral da ANS, entrevistada pela Folha, a escolha dos novos procedimentos leva em conta fatores como benefício claro ao usuário, vantagens tecnológicas em relação a procedimentos obsoletos, disponibilidade e aprovação da Anvisa.

Segundo a Folha, a tendência após essa ampliação da cobertura é de aumento dos preços dos planos. Entrevistado pelo jornal, o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), Arlindo de Almeida, lembra que a somatória de procedimentos traz maiores custos às operadoras. Almeida também afirma que a nova lista de procedimentos deve entrar em abril, após realizados todos os cálculos necessários para medir o impacto das mudanças.

Esta é a terceira atualização da lista desde 1999, quando o setor foi regulamentado. Na última edição, procedimentos como laqueadura e vasectomia tornaram-se obrigatórios. Para formular a nova lista, a ANS reuniu-se diversas vezes desde fevereiro com setores afetados pela mudança, como representantes de usuários, operadoras e da classe médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário