O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) afirmou nesta quarta-feira (28) que os partidos de oposição ao governo Lula cometem um erro histórico ao dificultar a entrada da Venezuela no Mercosul.
A Comissão de Relações Exteriores do Senado deve votar nesta quinta-feira (29) o parecer do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), contrário à entrada do país vizinho no bloco.
"PSDB, DEM e PPS são pautados por setores conservadores da mídia brasileira e por uma oposição venezuelana que é inconsequente, irresponsável", avalia Dr. Rosinha. "Esses partidos cometem um erro histórico ao atrapalhar o fortalecimento do Mercosul."
Dr. Rosinha observa que mesmo entre os opositores de Hugo Chávez há quem defenda o ingresso da Venezuela no bloco, como o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, que participou nesta semana de uma audiência em Brasília.
"A oposição ao governo Lula está atordoada, sem rumo", afirma o parlamentar petista.
Assinado pelos presidentes do bloco em julho de 2006, o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul tramita no Congresso brasileiro há mais de dois anos e meio —desde fevereiro de 2007. O plenário da Câmara dos Deputados o aprovou em dezembro de 2008, por 265 votos a 61. Após passar pela Comissão de Relações Exteriores, a matéria segue ao plenário do Senado.
Além do Brasil, apenas o Legislativo do Paraguai ainda não deu o aval à ampliação do bloco.
"Se os países da União Europeia fossem vetar alguns países por conta de diferenças ideológicas em relação a governos, o bloco não teria os atuais 27 integrantes, num continente que foi palco de duas guerras mundiais no último século", observa Dr. Rosinha.
Conteúdo relacionado
Tramitação no Senado do projeto que trata da entrada da Venezuela no Mercosul
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=88888
Parecer de Tasso Jereissati
http://legis.senado.gov.br/mate-pdf/66543.pdf
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=88888
Parecer de Tasso Jereissati
http://legis.senado.gov.br/mate-pdf/66543.pdf
Parecer de Dr. Rosinha aprovado pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara
Parecer de Dr. Rosinha aprovado pela Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul
Nenhum comentário:
Postar um comentário