Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Morre Claude Lévi-Straus, um dos maiores pensadores do século XX,

JB Online

PARIS - O antropólogo e filósofo francês, Claude Lévi-Strauss, faleceu nesta terça-feira, dia 3, aos 100 anos. A informação foi divulgada pela editora Plon.

Ao contrário dos que muitos pensam, Lévi-Strauss não era francês. O intelectual nasceu em Bruxelas, na Bélgica, mas ficou conhecido na França, onde assumiu por mais de 20 anos o departamento de Antropologia Social no College de France.

Lévi Strauss foi um dos grandes pensadores do século XX. É considerado o pai do enfoque estruturalista das ciências sociais. Chegou a trabalhar no Brasil, entre 1935 e 1939, em seu período de formação intelectual, na recém-fundada Universidade de São Paulo (USP). A fase em terras brasileiras marcou toda a vida de Claude Lévi-Strauss. Foi aqui que ele estudou, pela primeira vez, os índios. E com esta experiência, ele escreveu uma de suas obras mais famosas, Tristes Trópicos, de 1955.

Ao contrário da tendência de se especializar cada vez mais, o pensador buscou estudar diversos ramos das ciências e das artes. Dedicou-se à antropologia e à sociologia. Mas também aprendeu filosofia, direito, pintura, música e lingüística.


Nenhum comentário:

Postar um comentário