Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Curitiba tem falta de atendimento infantil

Atualização as 17:45 hrs

Recebi a nota abaixo da Daiane Strapasson (Expressa Comunicação – Assessoria de Imprensa do HNSG)



O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), considerando a necessidade da população curitibana, prorroga o prazo de manutenção do atendimento emergencial no Pronto-Atendimento Infantil. Além da prorrogação do prazo, O HNSG mantém para o público Infantil, o atendimento eletivo para consultas previamente agendadas, no Centro Médico do Hospital ,bem como, as internações eletivas e UTI Pediátrica.

Hospital Nossa das Graças, que completa 57 anos em 2010, têm passado por um intenso processo em busca de estratégias para satisfazer e encantar o cliente. Para isso, realizou investimentos para consolidação da gestão da qualidade e de riscos, assegurando excelência na assistência à saúde do paciente e de segurança à comunidade hospitalar.

Nossa Senhora das Graças (nota do blog: hospital filantrópico 'sem fins lucrativos') cogita não atender mais crianças no serviço de emergência. Poucos hospitais oferecem serviço 24 horas

na Gazeta do Povo

Apenas dois hospitais de grande porte em Curitiba – o Pequeno Príncipe e o Vita Curitiba – continuarão a oferecer o serviço de pronto-atendimento pediátrico 24 horas caso o Hospital Nossa Se nhora das Graças encerre o serviço de emergência infantil, como divulgou na semana passada.

O hospital havia anunciado que deixaria de atender crianças no pronto-atendimento a partir do dia 31 de janeiro, alegando que a mudança seria feita para que a instituição pudesse dar mais atenção ao atendimento de alta complexidade, como transplante de medula óssea e hemodinâmica.

A medida preocupou muitas famílias que utilizavam o serviço, que atendia cerca de 4 mil crianças por mês. As reclamações feitas pela comunidade levaram a direção do hospital a prorrogar o funcionamento do atendimento emergencial no pronto-aten dimento por tempo indeterminado. A decisão foi comunicada ontem à tarde.

Apesar do adiamento, acredita-se que o hospital manterá a decisão de fechar o pronto-atendimento, já que isso faz parte das novas diretrizes previstas pelo seu planejamento estratégico. Por isso, outros hospitais que oferecem o pronto atendimento infantil já estão se preparando para um aumento na demanda. Em Curitiba, cerca de 25 mil crian ças são atendidas por mês pelos serviços de pronto-atendimento pediátrico dos hospitais. O movimento aumenta entre os meses de abril e agosto, quando as temperaturas diminuem.

O Hospital Pequeno Príncipe, que atende em média 10 mil casos de emergência por mês, tanto pelo Sistema Único de Saúde quanto pelos convênios de saúde, acredita que o aumento será de 15% a 20% quando o serviço emergencial do Nossa Senhora das Graças deixar de funcionar. Segundo o diretor-clínico do Pequeno Príncipe, Donizetti Giamberardino, a instituição terá capacidade de suportar este aumento. “Antes mesmo de receber a notícia, já estávamos planejando uma ampliação da sala de espera do pronto-socorro, além da construção de três novos consultórios”, explica.

O Hospital Vita Curitiba recentemente concluiu a ampliação de sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, que é a única exclusivamente privada da cidade. Também é um dos únicos hospitais do país a dispor de cirurgiões pediátricos 24 horas por dia. Mas, apesar de todos os investimentos realizados nos últimos anos, o gerente médico Osni Silvestri conta que o pronto-atendimento pediátrico do hospital, que atende entre 3 e 4 mil crianças por mês, está próximo de sua capacidade máxima. “O nosso objetivo é duplicar o pronto-socorro tanto para adultos quanto para crianças e disponibilizar mais dois consultórios para a pediatria. Mesmo assim, nos preocupa o fato de Curitiba ter tão poucos hospitais completos para atender esse público”, conta.

Outra instituição que se prepara para o aumento de pacientes infantis é o Hospital das Nações. Apesar de ser de menor porte – atende cerca de 2 mil crianças por mês – o chefe do serviço de pediatria do hospital, Cláudio José Pinto, garante que tem condições de duplicar o número de atendimentos. “O nosso objetivo, ainda este ano, é criar um ambulatório específico para a pediatria”, conta.

O Hospital Evangélico – que atende planos de saúde e SUS – já tem percebido um aumento no número de atendimentos aos convênios no pronto-atendimento. A instituição, que atende em média 1,5 mil crianças por mês, estima receber 50% de casos a mais se o serviço deixar de ser oferecido pelo Nossa Senhora das Graças. “A nossa capacidade máxima de atendimento é de 300 pacientes pediátricos por dia. Estamos preparados para as mudanças”, afirma o chefe do serviço de pediatria do hospital, Gilberto Pascolat.

Mas as iniciativas que estão sendo tomadas pelos hospitais da cidade dificilmente serão suficientes para diminuir o tempo de espera de pais e crianças que procuram o pronto-atendimento não só em casos de urgência, mas também para tratar de problemas de saúde menos graves, como resfriados, gripes e dores de barriga. A situação é comum em várias instituições. Mães que não conseguem marcar um horário em um consultório ou clínica acabam recorrendo às unidades de emergência.

Esse é o caso da pedagoga Stela Maris Siqueira Furlan, 38 anos, mãe de Renato, 11, que estava com febre e dor de garganta. “Ele tem um pediatra que o acompanha, mas o médico está de férias, então vim para cá”, conta. Stela diz que os meses de verão são tranquilos, mas que no inverno, quando o movimento é maior, a espera chega a duas horas.


Há poucos pediatras

Segundo o presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria, Aristides Schier da Cruz, o fato de Curitiba contar com poucos hospitais que fazem o atendimento emergencial completo de crianças não é o único culpado pelas longas horas de espera nos pronto-socorros. A falta de clínicas e consultórios pediátricos não só na cidade, como em todo o país, também prejudica a qualidade do atendimento.

Leia a matéria completa

Serviço

Conheça as instituições que oferecem pronto-atendimento pediátrico 24 horas em Curitiba:

> Hospital Nossa Senhora das Graças - Rua Alcides Munhoz, 433, Mercês, (41) 3240-6642.

> Hospital Pequeno Príncipe (SUS e convênios) - Avenida Silva Jardim, 1.632, Rebouças, fone (41) 3310-1010.

> Hospital Vita Curitiba - BR 116, Km 396, 4.021, Bairro Alto, fone (41) 3315-1935.

> Hospital das Nações - Rua Raphael Papa, 10, Alto da XV, fone (41) 3306-9000.

> Hospital Evangélico (SUS e convênios) - Alameda Augusto Stellfeld, 1.908, Bigorrilho, fone (41) 3240-5000.

> Hospital do Trabalhador (SUS e convênios – em caso de traumas) - Avenida República Argentina, 4.406, Novo Mundo, fone (41) 3212-5700.

Nenhum comentário:

Postar um comentário