no Estadão
As mudanças na resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe aditivos ao cigarro,como menta, chocolate e cravo, não foram suficientes para reduzir as críticas da indústria do tabaco à medida.
A nova versão, prevista para ser votada pela agência no dia 14, mantém o veto a substâncias para alterar cheiro e sabor do cigarro, mas faz exceção ao açúcar.
Mais brando que o original, o texto diz que a decisão sobre o açúcar deve ocorrer em um ano, prazo para conclusão de um estudo por uma equipe destacada pela Anvisa. "Nenhum estudo comprovou a relação entre uso de aditivos na fabricação dos cigarros e riscos à saúde associados ao seu consumo", afirmou, em nota, o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke.
O presidente da Câmara Setorial da Cadeia do Tabaco, Romeu Schneider, afirma que a mudança resolve apenas parte do problema.
"Em um ano, o tema do açúcar deverá ser reavaliado e, novamente, a subsistência de pequenos agricultores será ameaçada." Ele defende a concessão de um prazo razoável para que fabricantes de cigarros com sabor mudem a produção. "Algo em torno de cinco anos", arrisca. A Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) não se manifestou.
A diretora executiva da Aliança de Controle do Tabagismo, Paula Johns, lamentou a permissão para o uso do açúcar no cigarro.
"Claro que houve um avanço, mas é uma pena que a Anvisa tenha se rendido aos argumentos incorretos da indústria do cigarro", disse. Desde que a proposta foi apresentada, em dezembro de 2010, a indústria diz que a proibição do açúcar poria em risco a sobrevivência de pelo menos 250 mil agricultores.
COMENTÁRIO: Tem que ter muita cara de pau para fazer afirmações como o Sr. Romeu Schneider.
1) Dizer que a "subsistência de pequenos agricultores será ameaçada" é uma piada.
Pergunto: Que "subsistência" é essa e está ameaçada POR QUEM?
- Presos a uma monocultura sem possibilidade de fuga,
- Escravizados mediante contrato às empresas do ramo por contratos leoninos,
- Expostos a contaminação por agrotóxicos em percentuais muito superiores aos encontrados em outras lavouras,
- Incidência de câncer e disturbios neuropsiquiátricos com alto índice de suicídios...
Realmente, os produtores de fumo estão MESMO com a subsistência ameaçada, mas não pela ANVISA...
2) Pedir "mais 5 anos" ?!? PIADA!
3) Afirmar (como o Sr Iro Schünke) que "Nenhum estudo comprovou a relação entre uso de aditivos na fabricação dos cigarros e riscos à saúde associados ao seu consumo" é brincar com nossa inteligência.
Afinal, se o "sabor" do cigarro (até pouco tempo eu não sabia que fumaça tem sabor...) não agrada o paladar e as indústrias acrescentam aromatizantes para aumentar o consumo...Então os risco aumentam em proporção matemática junto com o aumento do consumo. É cartesiano.
4) Realmente, "é uma pena que a Anvisa tenha se rendido aos argumentos incorretos da indústria do cigarro"...
Só vou dizer uma coisa.....tudo que falam contra o cigarro - contra a industria fumageira, é tremenda duma inverdade. Cuidado pessoal, voces estão sendo inflamados por mentiras e inverdades de pessoas que não sabem nada de saúde.
ResponderExcluirCuidado com essa Anvisa, ela já deu mostras de incompetência, quando autorizou proteses mamarias defeituosas, garantindo como saudáveis.
Processo nr. 583.00.1995.523167-5. Leiam. é publico, ali, os médicos, em pericia, comprovam que cigarro e cancer, não tem ligação nenhuma, nucna teve. Leiam. é publico, qualquer um tem acesso, é da justiça paulista. Agora, voces acham que isso é divulgado??
Coloquem um nariz de palhaço vão nessas entidades anti tabagistas, perguntar, se voces são otários e trouxas, por cairem em papos de anti tabagistas.
Afinal, por qual motivo, voces acham que Oscar Niemeyer, 104 é fumante??
Se liguem..fiquem espertos....cade o lobby da industria fuamgeira??? ahah isso nunca existiu.
E cuidado com esses anti tabagistas...a ind. do tabaco, já há 27 anos, estimula o agricultor,. a plantar milho e feijão. Se liguem..se informem..não caiam nessas falsas informações que são repassadas, pois voces já devem ter reparado, que são somente entidades anti tabagistas e pessoas contra a economia brasileira, é que falam mal. Fiquem espertos......o cigarro não é causa de cancer, conforme provado acima...
ResponderExcluirPuxa vida Luis Carlos, você já tentou terapia? Acredito que pode funcionar até mesmo em casos de estultice crônica progressiva...
ResponderExcluirSr. Mário....coloque também, o seguinte (tudo verdadeiro_)
ResponderExcluirQue o maior anti tabagista do Brasil, sr. Luis Monaco, que infelicidade, morreu de cancer. Justo, ele que falava mal do cigarro e não fumava.
Que as industrias fumageiras, a 27 anos, incentivam o produtor de fumo, a plantar milho e feijão, para não ficar somente no fumo.
Que as industrias fumageiras, tem acordo, com o MPF, para não ter nenhuma criança trabalhando nas lavouras de fumo.
Que as industrias fumageiras, tem acordo com o Ibama, para nenhum produtor de tabaco, cortar arvores na mata nativa.
Que a Sra. Margarete Carvalho, procuradora da 4 região trabalhista, espalhou que nas lavouras de fumo no sul do Brasil, existiam crianças e trabalho escravo. Veio próprio ministro do trabalho, in loco, conferir.. EVIDENTE QUE NÃO ENCONTROU NENHUM TRABALHO INFANTIL...ATÉ ELOGIOU O SISTEMA INTEGRADO.
Que em nenhum lugar do mundo, existem provas cientificas que cigarro faz mal?
Que quem tem a variante cromossomo Y, pode só comer salada e comidas naturais, que vai morrer de qualquer jeito, se herdou do pai ou da mae? E se voce não herdou, pode fumar e beber, que não vai adquirir doenças relacionados ao cigarro. Por isso dizem..poxa, morreu de cancer e nunca fumou...
Está mais do que na hora, pararem de inflamar o não fumante, contra o fumante.
Crianças trabalham na lavoura de fumo SIM! Isto é insofismável e fartamente documentado.
ResponderExcluirNUNCA um Ministro do Trabalho sairia em diligência para fazer o trabalho dos Fiscais da Justiça do Trabalho. São órgãos distintos.
Cromossomo Y é o cromossomo que todos os seres humanos do sexo masculino possuem.
Existem provas robustas que o fumo causa câncer e também muitas outras doenças. Por exemplo: a Tromboangeíte Obliterante, que leva a insuficiência arterial grave e múltiplas amputações, ocorre quase que exclusivamente (mais de 95%) em indivíduos fumantes.
Fumar causa danos imediatos aos pulmões e ao DNA, mesmo em pequenas quantidades, e isso vale também para o fumo passivo.
A incidência de câncer - em especial Leucemias - é pelo menos 5 vezes maior em indivíduos que trabalham nas lavouras de fumo SEJAM ELES FUMANTES OU NÃO.
A "doença da folha verde do tabaco" é uma espécie de overdose de nicotina absorvida pela pele. Ela atinge trabalhadores do setor do fumo. Mesmo não sendo fumantes, os afetados chegam a ter uma quantidade da substância nicotina -medida por exames de urina- maior do que a dos adeptos do cigarro.
A incidência de distúrbios neuropsiquiátricos, em especial Depressão Grave que leva a suicídio é também estatísticamente significativamente maior entre indivíduos que trabalham nas lavouras de fumo SEJAM ELES FUMANTES OU NÃO. O índice de suicídio entre agricultores que trabalham com fumo é superior ao da população geral.
Estudos mostram que dois em cada três casos de aneurisma estão ligados ao tabagismo.
Dados do Inca mostram que todos os dias pelo menos sete não fumantes morrem no Brasil por problemas ligados ao fumo passivo.
Não existe o acordo das indústrias tabageiras com o IBAMA no tocante as árvores da mata nativa. Caso existisse, este acordo teria que ser assinado com cada um dos proprietários. Seriam inviáveis tanto a operacionalização como a fiscalização.
Com ou sem estímulo, os produtores de fumo NÃO conseguem subsistir com a produção de culturas alternativas. Ficam escravizados por contratos leoninos que os mantém financeiramente acorrentados às indústrias fumageiras.
Parei por aqui. Abaixo alguns links com sugestão de leitura.
http://mariolobato.blogspot.com/2012/02/fumo-apesar-da-queda-na-demanda-brasil.html
http://mariolobato.blogspot.com/2012/02/corsarios-da-industria-do-fumo-criticam.html
http://mariolobato.blogspot.com/2012/02/consumo-de-drogas-legais-e-ilegais-mata.html
http://mariolobato.blogspot.com/2011/12/mesmo-com-restricoes-ao-fumo.html
http://mariolobato.blogspot.com/2011/12/estudo-mostra-que-dois-em-cada-tres.html
http://mariolobato.blogspot.com/2011/11/saude-relata-surto-de-doenca-da-folha.html
http://mariolobato.blogspot.com/2011/04/alerta-sobre-o-cancer-de-pulmao-no-dia.html
http://mariolobato.blogspot.com/2010/12/fumar-causa-danos-imediatos-aos-pulmoes.html
http://mariolobato.blogspot.com/2010/06/industria-do-fumo-busca-cada-vez-mais.html
http://mariolobato.blogspot.com/2009/08/fumante-sem-querer.html
Reunião da Anvisa e Industria Fumageira, dia 14.02.2012.
ResponderExcluir1) Sr. Romeu Schneider, vice presidente da Afubra ao microfone, para todo o colegiado da Anvisa, falou que essa história de que imposto do cigarro não cobre custos dos fumantes, caiu por terra ontem..disse ele "segundo um ex ministro da saúde, se tem custos com fumantes, não ultrapassa 400 milhoes, e o setor, em impostos, hoje em dia, recolhe quase 10 bilhoes em impostos. Portanto, caiu por agua, o argumento dos anti tabagistas, de que o custo do tratamento, não cobre o que o cigarro paga.
2) Sr. Iro Schunke, presidente do Sinditabaco, elogiou a Anvisa, dizendo que ela está certa em defender a saúde, mas que deve fazer um mea culpa, admitindo que em nenhum lugar do mundo, existem provas cientificas de que o cigarro faz mal. Isso dito ao microfone, para todo o colegiado da Anvisa.
A Anvisa, não contestou nenhum dos dois. Duviam ainda? peguem a gravação da Policiclos, que transmite as reuniões da Anvisa.
Ficou claro, o respeito da industria fumageira, pela Anvisa, sendo que quem denigri o setor, são blogs, totalmente fora da realidade fumageira e do Brasil, tanto que o senhor Dirceu Barbano, vai vir a Santa Cruz do Sul, no RS, verificar pessoalmente como funciona a cadeia produtiva do tabaco.
Senhor Mário, mais respeito com quem trabalha, e paga toda a saúde do Brasil. Pare de denegrir um setor que gera milhares de empregos e impostos. Só quem denigre o setor, é quem não conhece.
Obs. Esperamos ver publicado.
O custo dos tratamentos de saúde com fumantes ultrapassa os R$ 400 milhões de reais.
ResponderExcluirPonto.
DUVIDO que a arrecadação de impostos com o fumo seja de R$ 10 Bi.
Ponto.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se a industria de armas paga um monte de impostos, isto não quer dizer que se vai deixar comercializar armas de fogo de forma indiscriminada.
Ponto.
Fumar é uma ANOMALIA que faz mal para a saúde. Os únicos que contestam isto (sem nenhuma base científica) são os corsários que trabalham a soldo das indústrias.
A lavoura do fumo é prejudicial ao meio ambiente, utiliza quantidades absurdas de agrotóxicos, provoca estagnação financeira e aborta as perspectivas de crescimento das regiões fumageiras.
Pararam no século XIX.
Parece a "Síndrome de Estocolomo", na qual o sequestrado (agricultor) se apaixona pelo sequestrador (multinacionais).
Sr Luiz Pauli, respeito seu direito de expressão e todos os seus comentários serão publicados.