Por Alexandre Leite no bolg do Nassif
o Noblat acaba de publicar um editorial do Globo que eu considero criminoso.
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/01/05/ponto-nevralgico-editorial-254669.asp
Supostamente baseado na entrevista do ministro Joaquim Barbosa, publicada no Diomingo, o editorial claramente tenta colocar nas palavras do ministro coisa que ele não disse. Se não vejamos:
“Na entrevista, Joaquim Barbosa tratou, ainda, da “passividade com que a sociedade assiste a práticas chocantes de corrupção”.
Colocou o dedo em um ponto nevrálgico da atual conjuntura política: como o governo Lula abriu os cofres do Tesouro para cooptar de vez sindicatos — aliados antigos — e organizações da sociedade civil tradicionalmente ativas na fiscalização do poder público, caso da UNE.
Porque todos, ou quase todos, se converteram em correias de transmissão do lulismo, paira grande e conivente silêncio no meio sindical, em organizações ditas sociais e adjacências diante de aberrações no manejo do dinheiro público e de cenas de fisiologia explícita.
No mensalão do DEM, em Brasília, houve manifestações — mas porque era o DEM.
No mensalão petista, silêncio quase absoluto. Até mesmo alguns “intelectuais orgânicos” criaram a figura da “imprensa golpista”, uma forma de culpar o mensageiro pelo teor da notícia, e assim tentar encobrir a responsabilidade dos mensaleiros petistas — manobra rejeitada pela Procuradoria Geral da República e pelo STF, onde Joaquim Barbosa conseguiu apoio para seu relatório.
O ministro concorda que a intelectualidade — em grande parte, devido a razões ideológicas, cooptada para erguer esta cortina de proteção ao lulismo — deveria abandonar a “clivagem partidária” e se manifestar contra a corrupção.”
Ocorre que na entrevista, que pode ser lida aqui ….
CORRUPÇÃO CRESCE POR CULPA DO JUDICIÁRIO’
… o ministro sequer cita o PT ou o lulismo …
O jornal interpretou as citações de Barbosa ao seu bel prazer. Irresponsável. Jornalismo de quinta categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário