As dez empresas que operam os ônibus hoje em Curitiba pertencem a sete famílias. Uma delas – os Gulin – é dona de quatro companhias: Auto Viação Marechal, Auto Viação Redentor, Transporte Coletivo Glória e Viação Cidade Sorriso. Segundo dados de 2008, o grupo contava com 895 ônibus, o equivalente a 56% da frota total das empresas urbanas da Rede Integrada de Transportes (RIT). Os Gulin também controlam uma empresas de ônibus na região metropolitana (Auto Viação Santo Antônio) e linhas de transporte intermunicipais, como a Princesa dos Campos (Ponta Grossa), Vale do Iguaçu (Pato Branco), Pioneira (Cascavel), Pérola do Oeste (Guarapuava) e a VCG (Ponta Grossa).
Na semana passada, a Gazeta do Povo revelou que outras empresas ligadas aos Gulin, com base no interior do Paraná, também apresentaram perguntas formais à Urbs sobre a licitação e poderão passar a atuar em Curitiba.
As outras empresas que a tuam em Curitiba são a Auto Viação Nossa Senhora da Luz (famílias Silvério, Krüger e Zappelini), Auto Viação Água Verde (Martini), Auto Viação Curitiba (Recksidler), Auto Viação Mercês (Bertoldi), Auto Viação Nossa Senhora do Carmo (Franceschi) e a Empresa Cristo Rei, que recentemente mudou o nome para CCD Transporte Coletivo (Dalledonne e Chipon).
Desde o começo do processo licitatório, a prefeitura de Curitiba recebeu várias críticas de que a concorrência seria feita para beneficiar as empresas de Curitiba, em detrimento de companhias de fora. A Urbs nega a acusação, e diz que há centenas de prestadoras país afora em condições de atender às exigências do edital publicado.
Donos do negócio
Veja quais são as dez empresas que operam todos os ônibus de transporte coletivo dentro de Curitiba atualmente:
> Redentor
> Sorriso
> Glória
> Marechal
> Nossa Senhora da Luz
> Água Verde
> Curitiba
> Mercês
> Nossa Senhora do Carmo
> Cristo Rei
(com informações da Gazeta do Povo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário