Recebi do João Paulo
Jovens Indígenas da Reserva de Dourados-Aldeia Bororó, usam da música Hip-Hop, para manifestarem seus anceios, e da realidade social que os envolvem.
Tsitsina Xavante.
O Rap como instrumento de luta dos povos indígenas
http://mtv.uol.com.br/coletivo/blog/rap-como-instrumento-de-luta-dos-povos-indigenas
No dia 19 de abril, comemora-se o dia do Índio. Nesta data ocorrem eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos pesquisam sobre sua cultura, nos museus são realizadas exposições e os minicípios organizam suas festas comemorativas.
Devemos lembrar que os povos indígenas já habitavam nosso país quando os portugueses chegaram por aqui em 1500. Desde esta data, o que vimos foi um imenso desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda acontece, pois com a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas perdem suas terras.
Recebemos na redação o CD do grupo Brô MC´s, fruto de uma oficina de Rap realizada em 2009 na Aldeia Indígena Jaguapirú Bororó, localizada em Dourados–MS. Os jovens utilizam o Rap como instrumento para retratar a realidade e divulgar sua cultura para o mundo.
A gravação do CD Demo do grupo Brô MCs é um projeto experimental que visa dar voz aos anseios e luta dos povos indígenas Guaraní Kaiowá, bem como de todas as etnias indígenas do Brasil.
por Pablom
FONTE:
http://mtv.uol. com.br/coletivo/ blog/rap- como-instrumento -de-luta- dos-povos- indigenas
--
Tsitsina Xavante
Nenhum comentário:
Postar um comentário