Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Doação e bancos de leite humano

no DROPS - Boletim da ESP-MG
Algumas mulheres, quando estão amamentando, produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano. 
De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171), a doadora, além de apresentar excesso de leite, deve ser saudável e não usar medicamentos que impeçam a doação. Clique aqui para saber qual o banco de leite humano mais próximo de você.
Os Bancos de Leite Humano têm, entre seus objetivos, a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Neste sentido, desenvolvem trabalho para auxiliar as mulheres no período da amamentação, tendo profissionais qualificados para também orientarem sobre a saúde da criança. A extração manual é o método mais útil para a retirada do leite do peito. É indicada para aliviar mamas muito cheias, manter a produção do leite quando o bebê não suga bem, estocar leite para oferecer ao bebê na ausência da mãe e, também, para doar a um banco de leite. 
O material coletado deve ser guardado em um frasco de vidro com tampa plástica (café solúvel ou maionese, por exemplo), limpo com água, sabão e água fervente. O frasco e a tampa devem ser colocados para secar de boca para baixo em um pano limpo e não devem ser enxugados. 
Antes da coleta, a doadora deve lavar as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão e lavar as mamas apenas com água. Você pode obter mais informações sobre o processo correto de coleta clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário