no DROPS
A rede é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas unidades básicas de saúde, apoiada nos princípios da educação permanente em saúde, respeitando a visão de mundo dos profissionais e considerando as especificidades locais e regionais.
A coordenação nacional é do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria da Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, representado pela Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno.
Considerando a capilaridade da Rede, é de responsabilidade das coordenações estaduais da Área da Criança ou da Atenção Básica a sua implantação e coordenação nos estados, o mesmo acontecendo com as coordenações municipais, responsáveis pela implantação da Rede e acompanhamento das UBS nos municípios.
As ações para operacionalização da Rede estão interligadas e são indispensáveis para a concretização da proposta. As oficinas de Formação de Tutores em Aleitamento Materno promovem a capacitação de profissionais de saúde para utilizarem referenciais da educação reflexiva no ensino e aprendizagem do aleitamento, dando-lhes subsídios para auxiliarem na formação de novos tutores com competência para a realização de Oficinas de Trabalho em Aleitamento Materno nas Unidades Básicas de Saúde.
A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realiza a formação dos tutores em Minas, que depois seguem para as Unidades Básicas de Saúde, a fim de promoverem a discussão da prática do aleitamento materno no contexto do processo de trabalho. Para obter mais informações sobre a rede, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário