A Assembleia Legislativa do Paraná instaurou mais uma CPI na sessão itinerante realizada na última quarta-feira, em Cascavel. Batizada de CPI do SUS, a comissão proposta pelo deputado cascavelense Leonaldo Paranhos (PSC) vai investigar a situação dos leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais do Paraná. Segundo Paranhos, a principal questão a ser respondida pela CPI é "por que não há leitos disponíveis quando pessoas carentes buscam internamento?"
E para responder a essa pergunta o deputado informou que a CPI irá percorrer todo o estado, conversando com a sociedade organizada, com pacientes, médicos e gestores do sistema. "Precisamos abrir essa caixa preta e descobrir quais interesses estão por trás desse problema", enfatizou.
Ao presidente Valdir Rossoni e ao plenário lotado por lideranças locais e regionais, o deputado Paranhos disse que chegou ao legislativo estadual com um acervo de reclamações em relação à saúde acumulado durante as sete eleições que disputou.
"Queremos responder a essas perguntas que estão na cabeça de todos nós: por que existe tanta reclamação? Por que tantas pessoas morrem nas ambulâncias, nas filas e nos corredores dos hospitais? Por que é tão difícil se fazer um exame ou marcar uma cirurgia"?
O deputado afirmou ter recebido denúncias que hospitais destinam leitos do SUS a atendimento particular, deixando os pacientes do sistema público na fila.
Nenhum comentário:
Postar um comentário