no Blog do Planalto
O governo federal está elaborando um programa nacional de reforma das unidades básicas de saúde que prevê, entre outras ações, dobrar o repasse de recurso aos centros de saúde que cumprirem metas de qualidade, informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta terça-feira (10/5), momentos antes da abertura da 14ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília.
O ministro afirmou que, a partir de determinação da presidenta Dilma Rousseff, o Ministério da Saúde trabalha em um programa nacional de reforma e qualificação das 36 mil unidades básicas de saúde no país. Recentes pesquisa apontam, segundo o ministro, que grande parte das unidades básicas de saúde trabalham em condições aquém do necessário para um bom atendimento.
“Os recursos virão a mais para aqueles profissionais dos centros de saúde que cumprirem alguns indicadores de qualidade, de bom atendimento aos usuários, de boa produção de consultas e exames, de avaliação permanente de satisfação do usuários”, antecipou.
Padilha disse, ainda, que o ministério irá presentar ao prefeitos, ainda durante a Marcha, novas propostas de enfrentamento ao crack e outras drogas, entre elas a constituição de equipes multiprofissionais com médicos, enfermeiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais para servirem de apoia às unidades terapêuticas e à construção de casas de acolhimento transitório na rede pública.
“Vamos também atuar com intervenção específica às grandes cracolândias no país.”
Outra novidade apresentada pelo ministro é a retomada da ampliação de leitos para internação de dependentes de álcool e outras drogas dentro de hospitais gerais, “inclusive com novo modelo de financiamento aos municípios”.
“O álcool continua sendo o grande vilão das drogas neste país.Vamos apresentar nova proposta de financiamento desses leitos para que a gente possa universalizar a disponibilidade de leitos pra dependentes de álcool e outras drogas”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário