Começou hoje, 27, em Brasília, o seminário promovido pelo CONASS "O papel da gestão estadual do SUS na Rede de Atenção à Saúde". Aproximadamente, 300 pessoas, entre técnicos e secretários estaduais de Saúde participam do evento.
A presidente do CONASS, Beatriz Dobashi falou sobre a importância do debate sobre Redes. "É importante que todos vocês participem e dêem as suas contribuições, pois todos os encaminhamentos que ficarem estabelecidos aqui, junto aos outros encaminhamentos já definidos em assembleias e outros fóruns, serão levados amanhã, à Comissão Intergestores Tripartite para uma discussão entre as três esferas do governo de maneira que nós possamos fortalecer a Atenção Primária à Saúde".
A primeira mesa do seminário, coordenada pelo secretário de Saúde de Minas Gerais, Antonio Jorge, contou com a presença dos debatedores Helvécio Magalhães, secretário de Atenção à Saúde e do professor Eugênio Vilaça Mendes.
Da esquerda para a direita: Helvécio Magalhães, Antônio Jorge e Eugênio Vilaça (foto: Cláudio Araújo)
Segundo Vilaça "não será possível implementar as Redes se não houver uma revolução na Atenção Primária à Saúde". Para ele, é preciso mudar o modelo da Atenção centrada na doença para um modelo de Redes integradas em que a Atenção seja centrada na pessoa e na família".
O secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, apresentou aos participantes a Rede Cegonha e reafirmou o compromisso do Ministério da Saúde em efetivar as Redes. "A SAS se coloca no papel de implementar, junto aos estados e municípios as Redes de Atenção à Saúde. Esse encontro é muito propício para esse debate, pois temos aqui referências técnicas estratégicas de todas as secretarias estaduais de saúde, que irão colaborar com suas propostas de operacionalização de uma Rede de Atenção à Saúde".
O encontro continua na parte da tarde com uma mesa coordenada pelo secretário de Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim. O tema do debate será a Atenção Primária à Saúde como coordenadora da Rede de Atenção à Saúde.
Acesse abaixo as apresentações feitas durante o debate da manhã.
Redes de Atenção à Saúde no SUS - professor Eugênio Vilaça
Rede Cegonha - Helvécio Magalhães - secretário de Atenção à Saúde
Acesse abaixo as apresentações feitas durante o debate da tarde.
A Atenção Primária à Saúde como ordenadora das Redes de Atenção - Márcia Huçulak - SES/PR
Aprimorando a Política Nacional de Atenção Básica - debate tripartite - Heider Pinto - SAS/MS
As Oficinas de Planificação da Atenção Primária à Saúde - Lidia Tonon
Nenhum comentário:
Postar um comentário