Com foco na capacitação da vigilância sanitária para as questões do consumo seguro e da saúde, a Anvisa conhecerá nesta semana a experiência de sucesso desenvolvida pela Espanha nesta área. O país é referência de consumo e segurança de produtos e tem colaborado com a Organização dos Estados Americanos (OEA) no treinamento de profissionais que atuam neste campo. Em Barcelona e Valência, por exemplo, os serviços de urgência relatam os acidentes ocorridos com crianças a fim de identificar riscos que possam estar relacionados a algum produto específico.
De acordo com o adjunto de diretor da Anvisa Neilton Araújo, o Brasil ainda precisa avançar na questão do consumo e saúde. Ele destaca que não há no país um sistema de alertas rápidos que permita identificar, por exemplo, a ocorrência de acidentes involuntários provocados por produtos.
O diretor da Anvisa José Agenor Álvares também faz parte da missão que visita a Espanha nesta semana. Os representantes da Anvisa conhecerão ainda a Escola de Educação do Consumidor, que é referência na Europa, e o trabalho que é feito para formação de profissionais especializados em consumo seguro.
O Brasil tem sido protagonista na articulação da Rede Consumo Seguro e Saúde das Américas, voltada para a troca de informações entre os países sobre a situação de produtos que podem trazer risco à saúde. No país, o trabalho tem sido articulado pela Anvisa, Inmetro e Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.
Imprensa/Anvisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário