Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Petistas querem que direção do partido defina indicação para a CPI do Derosso


Curitiba, domingo, 28 de agosto de 2011.

CURITIBA

Petistas querem que direção do partido defina indicação para a CPI do Derosso


Um grupo de militantes e dirigentes do Partido dos Trabalhadores, de diversas correntes internas, está se mobilizando para que a direção do PT de Curitiba venha a debater e definir a indicação de quem irá representar os petistas na CPI do Derosso.
A ideia é fazer com que a Executiva Municipal do partido discuta o assunto ainda esta semana.
Nesta segunda-feira (29), completam-se duas semanas desde que o requerimento da CPI para investigar os contratos de publicidade assinados por João Cláudio Derosso (PSDB) ultrapassou, no último dia 15, o número mínimo de 13 assinaturas necessárias para sua instalação.
Desde então, a bancada do PT vem postergando a indicação de seu representante na CPI. O motivo para a demora na indicação foi a viagem particular do vereador Pedro Paulo à Disney, em Orlando (EUA).
Uma enquete aberta na noite de sábado (27) pelo blog Fora Derosso lançou a pergunta na internet: "Quem você acha que o PT deve indicar para a CPI do Derosso? Professora Josete ou Pedro Paulo?"
Até as 17 horas deste domingo (28), Professora Josete liderava a consulta, com 110 (95%) dos 116 votos computados até então.
Conforme o estatuto do PT, é necessário o apoio de dois terços da Executiva Municipal para se convocar uma reunião da instância partidária sem a chamada oficial de sua presidência. Isso significa 11 assinaturas de um total de 16 membros da instância partidária. Pelo menos oito adesões já estariam garantidas.
A reunião da Executiva Municipal do PT, aberta a qualquer filiado, pode vir a acontecer na noite de quinta-feira (1º).
Na avaliação dos responsáveis pelo blog Fora Derosso, se o PT pôde esperar duas semanas pelo retorno de Pedro Paulo da Disney, não há por que não esperar mais alguns dias até a próxima reunião da direção do partido.
Outros partidos que compõem o movimento Fora Derosso também avaliam que Josete seria a indicação natural do PT para a CPI. Além de ser autora de boa parte das denúncias contra Derosso, a petista tem sofrido retaliações dos tucanos no Legislativo de Curitiba, entre elas uma denúncia no Conselho de Ética da Casa. Barrada pelo PSDB, Professora Josete precisou obter uma liminar judicial para simplesmente participar de uma reunião do conselho, no qual é suplente.
Há dois anos, em janeiro de 2009, Pedro Paulo votou em Derosso, que na ocasião foi eleito para o 7º mandato consecutivo à frente da presidência da Câmara de Curitiba. Pedro Paulo fez parte da chapa de Derosso, no cargo de quarto-secretário da Mesa Executiva. Na ocasião, a vereadora Professora Josete foi a única integrante da bancada do PT que se recusou a votar no tucano.
Até este domingo (28), apenas cinco partidos já haviam protocolado no sistema de proposições da Câmara de Curitiba a indicação de integrantes para a CPI do Derosso: DEM (Denilson Pires), PSL (Dirceu Moreira), PMDB (Algaci Túlio), PPS (Zé Maria) e PDT (Tito Zeglin).
Além do PT, o PSDB --partido de Derosso e que terá direito a três das nove vagas da CPI-- também não indicou ninguém.

Enquete: Quem você acha que o PT deve indicar para a CPI do Derosso? Professora Josete ou Pedro Paulo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário