Odorico destacou que os municípios têm avançado bastante no desenvolvimento de softwares voltados ao cadastramento de usuários do Sistema Único de Saúde. "O desafio é aperfeiçoar as soluções existentes. Fazer com que esses sistemas conversem com o sistema do Ministério da Saúde via internet. Estamos na era da interoperabilidade e estamos trabalhando para garanti-la", disse.
A declaração do secretário aconteceu na Oficina de Alinhamento Estratégico de Implementação do Cartão Nacional de Saúde, que reúne secretários de saúde municipais e coordenadores do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) nos estados. O objetivo é discutir rotinas e diretrizes para a construção de uma agenda estratégica de implantação do projeto.
O presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Carlos Nardi, concorda que os municípios são o "carro-chefe" na operacionalização desse sistema que tem o desafio de acabar com a fragmentação e garantir a interoperabilidade. "Nossa expectativa é que o Cartão Nacional de Saúde seja um grande instrumento de identificação, regulação e utilidade para o SUS e, principalmente, para o cidadão".
Mais sobre o Cartão
Instituído pela Portaria MS 940/11, o Cartão Nacional de Saúde vai possibilitar a identificação única dos usuários do SUS e o acompanhamento do conjunto de atendimentos realizados, onde quer que eles aconteçam. O Cartão instituirá um padrão nacional de registro, materializado pelo documento de plástico (PVC), integrando os sistemas tecnológicos aos quais está vinculado.
Esta integração já está sendo desenvolvida pelo DATASUS, com apoio de todas as secretarias do Ministério da Saúde, que estão colaborando com informações sobre os sistemas que utilizam. O Departamento também está realizando uma higienização em toda a base de dados do SUS, corrigindo duplicidades, informações desatualizadas ou qualquer outro tipo de erro.
A meta é entregar o Cartão Nacional de Saúde a mais de 190 milhões de brasileiros até o final desta gestão, em 4 fases: Fase 1 (1.313 municípios); Fase 2 (2.842 municípios); Fase 3 (1.191 municípios) e Fase 4 (219 municípios).
Nenhum comentário:
Postar um comentário