É uma proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Colaborativa de Governo/UFRGS, com o Movimento Estudantil, com a UNE, e com outras entidades que está propondo retomar, em grande escala, os estágios e vivências no SUS para que estudantes universitários de diversos cursos possam vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde.
Esse projeto pretende qualificar os futuros profissionais do SUS num espaço de formação e trabalho que dialogue com os novos processos organizativos do SUS, possibilitando aos estudantes um espaço privilegiado de interação e imersão no cotidiano do SUS em diversos territórios do país.
COMO FUNCIONA?
O estudante fica imerso em uma realidade do SUS de 10 a 15 dias (nas férias), vivenciando experiências da rede de saúde em um contexto amplo de ensino-aprendizagem.
COMO SERÁ NO ESTADO RIO DE JANEIRO?
Irá ocorrer em Fevereiro de 2012.
Provavelmente irá ocorrer nos seguintes municípios: Rio de Janeiro, Três Rios, Rio Bonito, Campos dos Goytacazes/Praí e Petrópolis!
As inscrições podem ser feitas por qualquer estudante universitário do estado no site:
As inscrições serão divididas em duas modalidades: estudantes participantes e estudantes facilitadores.
Quem pode se inscrever em qual modalidade?
Perfil desejado para os estudantes participantes:
Todos os estudantes universitários que se interessarem por conhecer mais o SUS e qualificar sua formação para atuarem com a saúde coletiva.
Perfil desejado para os estudantes facilitadores:
Estudantes universitários a partir do 3º semestre, interessados em apoiar esse projeto, e que, preferencialmente, tenham experiências anteriores em: participação e organização de movimento estudantil; participação em movimentos sociais; participação em projeto de extensão na atenção básica e/ou em integração com o sistema de saúde; participação em projeto de pesquisa que envolva articulação com a atenção básica e o SUS e/ou relativo à formação na saúde; participação em iniciação científica ou outras atividades de monitoria, coordenação, mediação ou facilitação; ou participação em algum outro estágio de vivência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário