O USO DA BICICLETA É PARA SER INCENTIVADO E NÃO REPRIMIDO!
Nesta última segunda-feira, a apreensão de bicicletas de cidadãos cariocas mostrou mais uma vez a falta de bom-senso e a agressividade da atual prefeitura do Rio de Janeiro contra sua população.
Fiscais da prefeitura e guardas municipais, sob a operação Choque de Ordem, cortaram correntes de bicicletas presas a postes no Catete e Flamengo e as recolheram para um depósito da Comlurb.
De acordo com a Subprefeitura da Zona Sul, é proibido prender bicicletas em postes e obstruir a calçada.
Em grandes cidades do mundo, as bicicletas são vistas como solução para o trânsito caótico que se forma com o aumento populacional e a melhoria do nível de renda, que possibilita cada vez mais pessoas a adquirirem automóveis. Além disso, é uma solução saudável e ambientalmente correta, pois é um veículo não poluente e estimula o exercício físico.
No Rio, a prefeitura anterior construiu ciclovias pela cidade, mas existem poucos pontos onde se pode estacionar as bicicletas. Segundo a ONG Associação de Transporte Ativo, existem somente cerca de 3.600 vagas para um total de quatro milhões de bicicletas que circulam pelo Rio.
Fonte: Rio Para Não Chorar
De: Campanha "Vou de Bike"
ATUALIZAÇÃO EM 08/02/2012 14:33h
ATUALIZAÇÃO EM 08/02/2012 14:33h
Bicicletas nos postes do Rio, a notícia velha que viralizou
Enquanto escrevo essas linhas, está bombando nas redes sociais a falsa informação de que o Choque de Ordem estaria recolhendo bicicletas presas em postes no município do Rio de Janeiro agora, em 2012.
Isso realmente aconteceu. A foto que está sendo espalhada é real. Mas é de uma matéria de 2009! E quem acompanha o Vá de Bike talvez se lembre que o problema foi resolvido em setembro de 2011, quando o prefeito Eduardo Paes publicou Decreto Lei 34481, que autoriza o uso de postes e grampos para prender bicicletas.
Pelo que pude rastrear, alguém encontrou a imagem nesta página do Facebook e saiu compartilhando e reclamando, sem atentar à data da publicação: 16 de setembro de 2011. Mais alguém resolveu baixar e distribuir via Twitter e…
Zás!, fez-se o milagre da viralização. Aquele que o pessoal das agências de publicidade tanto persegue, o Santo Graal das redes sociais, a alquimia que transforma até notícia velha em ouro de visitação e para a qual ainda não descobriram a receita (embora alguns jurem que sim).
Essa notícia é de 2009 e o problema foi resolvido por decreto lei em setembro de 2011, veja: http://vadebike.org/2012/02/bicicletas-nos-postes-do-rio-a-noticia-velha-que-viralizou/
ResponderExcluir