Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Curitiba diz não ter proposta salarial para enfermagem



A prefeitura alega não ter proposta salarial para os enfermeiros neste momento. Isso ocorreria apenas em 2012. A discussão de valores, portanto, depende da pressão da categoria. Na reunião com a comissão de negociação realizada ontem, 18, a administração municipal sugeriu que a pauta salarial não fosse mais discutida em separado. Ela deve ser incorporada a mesa permanente com o sindicato. A enfermagem não abre mão do piso de R$ 3,5 mil, informou a atual comissão de negociação.
 
Além dos vencimentos, a secretária de RH e a secretária de saúde propuseram que a redução para a jornada de 30 horas e a isonomia das gratificações se iniciem em fevereiro ou março de 2012. Proposta que só foi feita após a mobilização da enfermagem. Uma assembleia deve ser marcada para avaliar os pontos.
 
Em nenhum momento as secretárias de recursos humanos, Maria do Carmo Aparecida de Oliveira, e de saúde, Eliane Chomatas, falaram em valores salarias para a enfermagem. Ambas reconheceram a defasagem salarial perante a Região Metropolitana, no entanto, mantiveram a proposta de incorporar a pauta salarial à mesa permanente.
 
- A mudança de valor de uma categoria para outra interfere no todo – justificou Maria do Carmo.
 
- É difícil trabalhar com cada categoria em separado – disse completou Eliane Chomatas.
 
A comissão de negociação insistiu que a categoria está ansiosa com a demanda salarial e vai seguir pressionando pelos R$ 3,5 mil. Recordou-se também que o salário vem sendo desvalorizado ano após ano, junto com aumento das responsabilidades de um enfermeiro e que mandar a lei em fevereiro para entrar em vigor somente em março é muito longe pra categoria.
 
- Nosso piso é o menor e os incentivos desaparecem na aposentadoria – observa a enfermeira Magda Bitencourt.
 
- Quando a gente vai ter uma tabela salarial fechada para os enfermeiros? Não pode ser lá em fevereiro – reclamou Irene Rodrigues, diretora jurídica do Sismuc.
 
30 horas só para meados do carnaval
A prefeitura propôs implementar a jornada de 30 horas para a enfermagem em março de 2012. No entanto, a comissão de negociação reivindicou que essas horas fossem antecipadas e que tivesse garantias. O compromisso assumido foi de formação uma comissão da saúde para encaminhar à câmara municipal o projeto de lei até 14 de novembro. Com a lei, a jornada tem inicio em fevereiro ou março de 2012. Essa jornada atenderia os enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, THD e ACD. As secretárias alegam que a redução da jornada não pode ser antecipada devido a entraves burocráticos.
 
- O impacto (na folha de pagamento) é muito grande – calcula Eliane Chomatas.
 
Também em 2012 poderá entrar em vigor a isonomia das gratificações. Ela vai depender da pressão da categoria durante a mesa de negociação permanente pra ser sancionada em 1º de fevereiro.
 
Contratações: Prefeitura não investe em mais profissionais
Segundo a secretaria de saúde, a redução da jornada de trabalho tem como consequência a necessidade de contratar em torno de 300 novos profissionais. Além disso, o efetivo do programa Saúde da Família precisaria ser aumentado em 25%. No entanto, a administração municipal não estaria preparada para melhorar o atendimento a população, preferindo pagar horas extras a aumentar seu quadro de servidores. A luta das 30 horas pertence a toda a saúde.
 
Sobrecarregados
Os enfermeiros da mesa de negociação relataram que estão sobrecarregados de serviço, mas não tem suas responsabilidades convertidas no salário. Segundo eles, o descritivo de funções aumentou muito nos últimos 10 anos, mas o mesmo não ocorreu com a valorização do profissional. É neste foco que os enfermeiros pretendem seguir mobilizados.
 
- Nossa responsabilidade é pela equipe inteira e não apenas por um grupo. Nós temos muitas funções: programas de vacina, de raiva, treinamentos, responsabilidades de equipe e técnicas e agora que cumprir o protocolo de Manchester – descrever Magda Bitencourt. 
 
Assembleia da Enfermagem
Está definida para o dia 24 de outubro a assembleia da enfermagem. Ela ocorre às 19 horas, no Clube dos Subtenentes Rua Comendador Fontana, 57, Centro Cívico.Clique aqui e veja endereço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário