Mostra com infográficos sobre obesidade tem o apoio da Coca-Cola
Uma nota publicada anteontem no site do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que assessora a Presidência da República, critica a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por abrigar em sua sede a mostra "Emagrece Brasil! A Obesidade pelo Olhar da Infografia", que tem o patrocínio da Coca-Cola.
A nota é assinada pela Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos, que agrega entidades ligadas à saúde pública e aos direitos da criança e do consumidor.
"Ao abrir suas portas para essa exposição e incluir na programação da 1ª Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional campanha cujo patrocínio exclusivo é de uma das maiores empresas de refrigerantes do mundo, a Anvisa adota práticas condenadas na área da saúde, evidenciando um flagrante conflito de interesses", diz trecho da nota.
A agência diz que apoia o conteúdo da exposição, realizada pelas revistas "Boa Forma" e "Saúde", da "Abril Mídia", e que leva o selo de apoio do governo federal.
A mostra de 32 infográficos sobre absorção de alimentos e problemas da obesidade, entre outros, foi aberta na terça e segue até 25 de maio.
Além da crítica ao patrocínio da Coca-Cola, a nota rejeita a "mensagem da campanha", "de que você pode comer tudo o que quiser, sendo suficiente 'contar' as calorias", e o apoio do governo.
Nota assinada pela diretora do núcleo Saúde da Abril, Marcia Neder, informa que as as revistas "têm enorme orgulho do movimento 'Emagrece, Brasil!', criado para informar a população sobre os alarmantes índices de obesidade no país". Diz que "as críticas do Consea contêm graves equívocos" e que a Abril está em contato com o conselho para esclarecer os pontos.
A Coca-Cola afirmou que não iria comentar o caso.
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