Professores e funcionários das escolas estaduais do Núcleo Sindical Curitiba Sul da APP-Sindicato, que congrega trabalhadores em educação da região sul da capital, fazem manifestação na Boca Maldita, às 14 horas, para decretar o estado de luto da educação no Paraná. A atividade dará continuidade à manifestação organizada pelo Fórum dos Servidores do Paraná que fará mobilização na parte da manhã em frente ao Palácio Iguaçu.
O motivo do estado de luto, além do descumprimento do piso nacional e da hora-atividade, é a falta de atendimento no Sistema de Atendimento à Saúde dos servidores estaduais (SAS) e também as constantes perdas salariais dos funcionários de escola.
Como se não bastasse o desrespeito referente aos valores pagos aos trabalhadores da educação, o governo agora também os prejudica com a inoperância do SAS. Mesmo quem adoece por decorrência das más condições de trabalho nas escolas não consegue atendimento médico.
Os funcionários de escola são os que mais sofrem com a situação. Além de ter os salários congelados e acumular perdas sensíveis em sua renda, eles também são poucos para atender a demanda no Estado. O resultado deste descaso é um número altíssimo de afastamento por doença, o que, somado à insuficiência no atendimento do SAS, é fatal para o funcionamento das escolas.
Depois da expressiva manifestação do dia 15 de março, quando 90% dos servidores da educação aderiram à paralisação, o governo ofereceu reajustar o piso dos professores em aumentos gradativos, desconsiderando que está infringindo a lei do PSPN desde janeiro. Os professores e funcionários das escolas da região sul de Curitiba não aceitaram a proposta e prometem intensificar a pressão. Assim como exigem que um terço da jornada seja imediatamente dedicado à hora-atividade.
Serviço:
Manifestação do Núcleo Sindical Curitiba Sul (núcleo da APP-sindicato), 26/4 às 14h na Boca Maldita
"O que tem fome e te rouba o último pedaço de pão, chama-o teu inimigo... Mas não saltas ao pescoço do teu ladrão que nunca teve fome." Bertolt Brecht
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Fwd: Professores e funcionários da região mais populosa de Curitiba decretam luto na educação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário