Tudo aconteceu em apenas nove dias. Período curto mas que foi suficiente para mudar para sempre a vida da família do pequeno Enzo Albuquerque. Com 1 ano e 3 meses, o menino morreu após ser diagnosticado com um quadro grave de pneumonia e ter sua internação recusada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas de Niterói (HCN).
Segundo a mãe do bebê, a operadora de telemarketing Karla Paes, a criança, com tosse e febre, passou quatro dias tomando os remédios receitados por um pediatra particular, sem apresentar melhora. Depois de ser atendido numa clínica, Enzo foi encaminhado ao HCN, com quadro agravado.
No hospital, a avaliação clínica e exames médicos comprovaram que o menino precisava de internação imediata. A surpresa de Karla veio com a resposta do plano de saúde Amil ao pedido pela internação de Enzo. Por estar em período de carência, a estadia da criança no hospital foi negada, mesmo com a gravidade do caso.
— Ele sempre foi cliente da Amil. Tive um problema de pagamento do plano e refiz o contrato em fevereiro, não era pra cair em carência.
Sem conseguir encontrar uma solução, Karla buscou ajuda no Tribunal de Justiça do Rio que, junto ao Ministério Público, por meio de liminar, decretou a liberação da internação de Enzo em UTI pediátrica, sob pena multa de R$ 5 mil ao dia. Mesmo com a presença de um oficial de justiça no local, o hospital demorou cerca de 24 horas para internar a criança.
Os problemas continuaram. Diferentemente da ordem emitida em documento judicial, Enzo foi transferido para um quarto e não para a UTI. Após inúmeras reclamações da mãe, médicos do hospital constataram um inchaço no abdômen do menino. Só então — após uma transfusão de sangue —, Enzo foi transferido para a UTI do hospital, às pressas.
— Notei ele cada dia mais fraco e os médicos não me deram atenção.
Aquela foi a última noite de Karla com o filho. Ainda na UTI, ela diz que sentia Enzo perdendo as forças. Na manhã do dia seguinte precisou deixar o menino, a pedido do hospital. A notícia veio logo em seguida.
— Só ouvi: "Seu filho teve uma parada cardíaca e não voltou" — contou a mãe.
Mesmo após a morte de Enzo, Karla reclama do atendimento prestado, quando não teve apoio psicológico.
— Todos os documentos do Enzo constavam "sob liminar judicial". Um absurdo.
Plano diz que lamenta
Em nota, a Amil informou que "lamenta a morte da criança e que em momento algum houve qualquer tipo de interrupção de cobertura assistencial, que comprometesse o estado de saúde do mesmo".
O Hospital das Clínicas, também por nota, informou que o paciente recebeu toda assistência adequada na emergência da unidade. Sobre a internação da criança na UTI, o hospital explicou que, no momento do pedido, não haviam leitos disponíveis e, em concordância com a família, manteve o menino na emergência. Segundo nota, "o atendimento foi dentro dos protocolos médicos e que, por nenhuma circunstância externa, o tratamento foi comprometido ou interrompido".
Nota da Amil
"Com relação ao ocorrido há mais de dois meses, no dia 28 de março de 2012, que envolve o paciente infantil E.P.A., a Amil Assistência Médica Internacional entende a dor dos familiares pela perda do ente querido, esclarecendo que em momento algum houve qualquer tipo de interrupção de cobertura assistencial, que comprometesse o estado de saúde do mesmo."
Nota do Hospital de Clínicas de Niterói
"O paciente pediátrico Enzo Paes de Albquerque deu entrada no serviço de emergência do hospital no dia 23/03/2012, às 20h30m, por meios próprios (com seus familiares), com um quadro de pneumonia, já em tratamento ambulatorial há quatro dias. Tratava-se de um paciente com uma doença de base imunodepressiva, em investigação médica, desde os seis meses de vida. Enzo Paes de Albquerque, de abril de 2011 a janeiro de 2012, teve seis atendimentos no serviço de emergência do HCN.
No dia 23 de março, o paciente recebeu toda assistência adequada – terapêutica e suporte diagnóstico na emergência do hospital. Às 00h do dia 24/03/2012, a equipe médica solicitou uma vaga em Unidade Tratamento Intensivo (UTI). Naquele momento, o hospital não tinha disponibilidade de leitos. Dessa forma, em concordância com a família, o paciente ficou sendo assistido integralmente na unidade de repouso da emergência, onde apresentou melhora progressiva. No dia 25/03/2012, pela manhã, ele foi transferido para um quarto particular – com o quadro estabilizado e sem indicação de UIT. Ele permaneceu estável e internado em quarto particular até o 27/03/2012. Às 19h do dia 27/03/2012 o quadro do paciente se agravou e ele foi transferido para um leito de UTI. Porém, apesar dos esforços da equipe de saúde ele apresentou uma evolução aguda e evoluiu ao óbito às 08h10m, do dia 28/03/2012, tendo como causa mortis choque séptico e pneumonia.
O hospital ratifica que o atendimento prestado ao paciente foi integralmente dentro dos protocolos médicos e que por nenhuma circunstância externa o tratamento foi comprometido e ou interrompido.
O HCN se coloca inteiramente à disposição para apresentar aos fóruns técnicos de saúde e familiares do paciente todas as condutas adotadas durante o período de internação do paciente."
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/bebe-demora-ser-internado-em-uti-devido-burocracia-de-plano-de-saude-morre-5075452.html#ixzz1wVGvKcdv
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