Em seu pronunciamento, José Agenor ressaltou que a principal dificuldade da política anti-tabagismo consiste em enfrentar a ação nefasta da indústria do tabaco, que tenta constranger não só o governo, mas também pessoas físicas pertencentes ao corpo de técnicos da ANVISA
A Organização Mundial da Saúde (OMS) irá homenagear o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) José Agenor Álvares da Silva pelas ações desempenhadas por ele na luta contra o tabagismo no Brasil. Nesta quinta-feira (31/5), Dia Mundial Sem Tabaco, Álvares receberá um prêmio especial da diretora geral da OMS, Margaret Chan. O prêmio será entregue na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília, às 10h.
De acordo com nota na página da Organização na internet, "em 2011, ele desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de um novo conjunto de medidas de controle do tabaco que incluem restrições à utilização de aditivos e aromatizantes em produtos derivados do tabaco e as regulamentações sobre a publicidade ao tabaco no ponto de venda". A nota afirma, ainda, que, quando estiveram em discussão, as medidas provocaram uma forte oposição da indústria do tabaco.
Para o diretor da Anvisa, esta homenagem reafirma o compromisso do Brasil em continuar avançando na consolidação de políticas públicas de combate ao tabagismo."É mais um incentivo para a continuidade da luta contra a poderosa e nefasta indústria do tabaco e no enfrentamento à maior causa de mortes evitáveis do mundo", afirma Álvares.
Veja o video AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário