Cerca de 1 ano depois da publicação da portaria que criou o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), os dirigentes do Departamento de Atenção Básica publicam artigo em que fazem uma descrição e análise a respeito do Programa. O texto foi publicado na Revista Eletrônica de Informação, Comunicação & Inovação em Saúde.
No artigo, Heider Pinto1, Allan Souza2 e Alexandre Ramos Florêncio3 mostram “como o PMAQ se insere e se relaciona com o conjunto de estratégias prioritárias definidas pela Política Nacional de Atenção Básica e com outros movimentos mais amplos de reorientação do modo como se organiza o Sistema Único de Saúde. São ainda apresentadas as quatro fases que organizam o programa, adesão e contratualização; desenvolvimento; avaliação externa; e recontratualização e dados sobre a adesão ao programa e a utilização da ferramenta autoavaliativa ofertada pelo Ministério da Saúde.”
É possível ler o artigo através da caixa abaixo ou baixar o pdf clicando aqui
1. Heider Pinto é médico sanitarista e diretor do Departamento de Atenção Básica (SAS/MS)
2. Allan Souza é cientista política e coordenador de Acompanhamento e Avaliação do Departamento de Atenção Básica (SAS/MS)
3. Alexandre Ramos Florêncio é enfermeiro sanitarista e diretor adjunto do Departamento de Atenção Básica (SAS/MS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário