no blog da Saúde
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Opas Brasil realizam, nos dias 8 e 9 de novembro, o 2º Seminário Internacional de Inovação sobre Participação e Controle Social na Elaboração e Monitoramento das Políticas, Ações e Serviços de Saúde, em Brasília. A abertura está prevista para 19h, com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Luiz Odorico Andrade, do representante da Opas, Joaquín Molina, e do Conselho Nacional de Saúde, José Eri de Medeiros e Márcio Pereira, a ser realizada na sede da Opas em Brasília.
A conferência “A Democracia e a Inclusão dos Cidadãos na Implementação de Políticas Públicas no Brasil” será proferida pelo assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República, Pedro Pontual, psicólogo, doutor em Educação e especialista no processo educativo ligado à organização social e orçamento participativo. O seminário é fruto do trabalho do Laboratório de Inovação desenvolvido desde 2011, em parceria com o CNS, que tem como estratégia a identificação e a valorização de experiências de participação social, visando produzir subsídios para os Conselheiros de Saúde e para os gestores do SUS.
Na edição de 2012, o Laboratório de Inovação selecionou 10 experiências de entidades governamentais, conselhos de saúde, ONG e sociedade civil, que demonstraram caráter inovador e com resultados já finalizados ou em curso. Ao todo foram inscritas mais de 60 experiências, das quais cerca de 50 se mostraram adequadas aos termos do edital de convocação.
As experiências, para se candidatarem, obedeceram a um dos seguintes eixos temáticos: (a) Implementação das deliberações das Conferências de Saúde: processos e/ou ferramentas para a inclusão das decisões das conferências nos planos de saúde e o progressivo monitoramento de sua implementação ao longo do tempo. (b) Controle Social: acesso, qualidade, intersetorialidade, financiamento, tecnologia de informação e comunicação na elaboração e monitoramento das políticas, ações e serviços de saúde: melhoria e ampliação do acesso e da qualidade da atenção; intersetorialidade; gestão de recursos financeiros, do conhecimento e da informação; comunicação e integração entre os serviços. As inscrições estiveram abertas entre julho e setembro de 2012. Foram analisadas por um comitê técnico e julgadas como pertinentes a compor o Seminário e a publicação por uma comissão de conselheiros especialmente designada para tal função em reunião plena do Conselho Nacional de Saúde.
Vanessa Borges
Portal da Inovação em Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário