Em média quase 30 pessoas foram internados por dia em 2012, na capital paranaense, com problemas cardíacos, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde
no BemParaná
Quase 100 mil curitibanos foram internados em hospitais do SUS na capital em 2012. E na maioria das vezes, quando a causa não foi gravidez ou causas externas, o que inclui acidentes, quedas e violência, as doenças do aparelho circulatório estão no topo da lista. Infarto, trombose, hipertensão, embolia, arritmia são algumas dessas doenças.
Os números de internamentos por essas doenças chegaram a 10.424 em 2012, ou seja, quase 30 internamentos por dia somente com essa causa. O levantamento do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde ainda mostra que na série histórica de 1996 a 2012, apesar dos internamentos relacionados às doenças cardiovasculares terem um número alto, os óbitos estão diminuindo na cidade.
De acordo com Moacir Pires Ramos, diretor do Centro de Epidemiologia, a queda nas mortes se deve em razão da maior assistência médica. Os fatores de risco que ocasionam as doenças cardiovasculares são o sedentarismo, obesidade, colesterol elevado, pressão alta, o tabagismo e o estresse.
No levantamento do órgão referente ao período de janeiro a abril deste ano, as doenças cardiovasculares continuam no topo da lista. Mais uma vez, fora gravidez e causas externas, as doenças do aparelho circulatório são as que mais aparecem, com 3.365 internamentos nesses meses.
Em segundo lugar no levantamento do Centro de Epidemologia aparecem os transtornos mentais e comportamentais, responsáveis por 8.724 internamentos em 2012. São considerados transtornos mentais depressão, pânico, bipolaridade, ansiedade, esquizofrenia e ainda dependência de álcool e drogas. De acordo com o diretor do Centro, essas últimas são os principais motivos.
“Nossa ideia é aumentar o número de Caps – Centro de Atenção Psicossocial – na cidade. Já inauguramos três e reformamos dois. Outros dois ainda estão funcionando 24 horas”, disse Moacir Pires Ramos. De acordo com ele, o objetivo não é internamento definitivo, mas sim, tratamento e acompanhamento contínuo.
Outras doenças que são motivo para muitas pessoas se internarem são as respiratórias – bronquite, rinite, sinusite, asma, gripe, resfriado, entre outras. Segundo o levantamento elas foram causa de 8.083 internamentos em 2012, em Curitiba. De acordo com Ramos, o fato da cidade ter um clima mais frio não interfere nestes números. “Essas estatísticas de internamentos por doenças respiratórias são altas na maioria das cidades”, explica.
Ranking
Internamentos em Curitiba em 2012
15.056
Gravidez
11.258
Causas externas (acidente, quedas, violência)
10.424
Doenças do Aparelho circulatório
8.724
Transtornos mentais e comportamentais
8.083
Doenças do aparelho respiratório
7.124
Tumores
Nenhum comentário:
Postar um comentário