O Diretório Estadual do PT e o setorial de Saúde realizaram, no último sábado (18), um encontro com secretários municipais da área para debater os desafios do SUS. Cerca de 20 pessoas tiveram a oportunidade de discutir possíveis alternativas e dividir experiências sobre o sistema de saúde.
Participaram da abertura do evento o deputado federal e secretário estadual de Saúde do PT, Doutor Rosinha, a vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, o secretário municipal de Saúde da capital, Adriano Massuda, e o assessor da liderança do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, Wagner Willian.
De acordo com Rosinha, além de abordar o Sistema Único de Saúde, o encontro também teve o objetivo de discutir políticas públicas e, a partir do debate, desenvolver políticas estaduais para construir um programa para o próximo ano.
Na oportunidade, a vice-prefeita Mirian Gonçalves destacou a iniciativa do Governo Federal na implantação do programa Mais Médicos, que visa combater alguns gargalos na área da saúde, como o número reduzido de medicos e a falta de profissionais nas áreas mais carentes do país.
Além de Doutor Rosinha e Adriano Massuda, estiveram presentes na mesa de debate o auditor do Ministério da Saúde, Mário Lobato, e as secretárias municipais de Saúde de Pinhais, Vilma Serra, e de Pranchita, Marilene Manfrin.
Os representantes expuseram a situação do setor nos municípios, as diretrizes estratégicas, questões de planejamento e gestão. Entre os desafios do SUS constatados estão cuidados com atenção básica e especializada, abastecimento de medicamentos e rede de urgência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário