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quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Um em cada dez pacientes sofre evento adverso durante estadia em hospitais brasileiros. 67% dos casos poderiam ser evitados

Campanha alerta para importância do prontuário clínico do paciente


Estudo apresentado por Mônica Martins, coordenadora do Departamento de Suporte e Infraestrutura Laboratorial da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no II Congresso Internacional de Acreditação, revela: um em cada dez pacientes sofre algum tipo de evento adverso durante sua estadia em um hospital brasileiro. Sendo que 67% dos casos poderiam ser evitados com a adoção e/ou reforço de medidas de segurança do paciente preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Joint Commission International (JCI).

Um dos padrões presentes no Manual de Acreditação para Hospitais da JCI – representada no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) - diz respeito ao Gerenciamento da Comunicação e Informação. “Um dos problemas mais críticos nos hospitais no Brasil é a falha de registro no prontuário do paciente. Por isso, o CBA está lançando a campanha Prontuário Clínico do Paciente, o Mais Importante Documento Legal. Nosso intuito é orientar os hospitais a fazer o prontuário de forma adequada, o que contribui para diminuir as possibilidades de erros”, diz Cristiane Henriques, chefe do Departamento de Marketing do CBA. “É fundamental que todos os registros do cuidado ao paciente estejam no prontuário desde a entrada à saída do ambiente hospitalar, passando pelo tratamento, a continuidade do cuidado e o retorno, em caso de reinternação”, sublinha Heleno Costa Júnior, Coordenador de Educação do CBA.

A campanha estimula ainda a revisão regular do prontuário, como um instrumento da qualidade. O instrumento criado especialmente para a campanha traz 7 passos que atendem os focos do manual da JCI: pontualidade, completitude, legibilidade, além de outros aspectos do prontuário e das informações clínicas do paciente. A peça, que pode ser baixada gratuitamente no site do CBA (www.cbacred.org.br), aborda ainda as responsabilidades do médico, das chefias clínicas e de equipe, da divisão e da direção médica. “Nossa expectativa é que os hospitais em processo de acreditação ou acreditados pela JCI utilizem a campanha para fomentar a qualidade com as equipes de cuidado do paciente”, projeta Cristiane Henriques.

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