Páginas

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Com grande participação popular, Lapa realiza a 9ª Conferência Municipal de Saúde


Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento
“Atenção Básica do Sistema Único de Saúde: Como é e como deveria ser”. Esse foi o tema central das discussões, debates, palestras e trabalhos em grupo da 9ª Conferência Municipal de Saúde da Lapa, realizada no dia 8 de novembro, no Clube Sete de Setembro. O encontro foi a oportunidade da população discutir, questionar e colaborar com os profissionais e autoridades de saúde do município.  
 
A conferência teve inicio às 8h da manhã com o cadastramento dos participantes. Em seguida, aconteceu a apresentação das autoridades presentes, entre elas a prefeita Leila Klenk, a secretária Municipal de Saúde, Lígia Cardieri, o diretor Clínico do Hospital São Sebastião, Dr. Manoel Vidal, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Morais. A conferência também contou com convidados, como a secretária municipal de Saúde do município de Pinhais, Vilma Serra, e o representante do Ministério da Saúde e médico Sanitarista, Dr. Rodrigo Oliveira. 
 
A primeira palestra realizada no encontro foi ministrada pelo Dr. Rodrigo, que falou sobre os desafios da atenção básica de saúde no Brasil. Ele apresentou estatísticas mostrando a evolução da cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo território do país e fechou a apresentação dizendo que o mais importante é que as autoridades de saúde conheçam de perto a realidade da população, para saber implantar cada vez mais políticas eficientes dentro dos municípios.
 
Em seguida, foi a vez da palestra de Vilma Serra, enfermeira formada pela Universidade Federal do Paraná e atual secretária de Saúde de Pinhais; falou sobre como funciona a Secretaria de Saúde do município da região metropolitana de Curitiba e mostrou as conquistas de Pinhais nessa área. 
 
A secretária de Saúde da Lapa, Lígia Cardieir, destacou que, mesmo com muitas dificuldades, o município tem se esforçado para aumentar as equipes médicas e as estruturas das unidades de saúde da Lapa. A secretária ainda enalteceu a importância das conferências. “Esse é um momento especial. As conferências de saúde no Brasil são muito importantes e acontecem há anos. Foi na 8ª Conferência Nacional de Saúde, que nasceu a ideia principal para a criação do Sistema Único de Saúde. Isso prova que não se faz saúde sem a participação popular”, destacou Lígia.
 
Ainda de manhã houve um espaço para debates por parte dos observadores e dos palestrantes. Após o almoço, todos os participantes da conferência se dividiram em grupos e realizaram trabalhos com o objetivo de formular propostas com foco na atenção básica de saúde na Lapa. Entre essas propostas apresentadas pelos grupos está a melhora da infraestrutura das unidades de saúde dos bairros da Lapa e uma maior parceria entre o município e o Estado, possibilitando a abertura de leitos para pacientes da Lapa no Hospital Regional São Sebastião. 
 
Outra proposta apresentada, que beneficia os servidores da saúde, é a implantação da jornada de 30h semanais de trabalho para os profissionais de enfermagem. Durante a Conferência, a prefeita Leila afirmou o compromisso da implantação desta jornada tão logo o município disponha de condições. Leila destacou o comprometimento da atual gestão municipal com a atenção básica de saúde. “Precisamos e vamos investir mais na prevenção e não só no cuidado de doenças”, destacou a prefeita. 
 
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
 
Ao final do encontro, aconteceu a eleição das entidades que vão compor o novo Conselho Municipal de Saúde pelos próximos dois anos.
 
As entidades eleitas para compor o Conselho são: Grupo Naturalístico Santo Antonio, Associação de Moradores da Vila do Príncipe, Associação de Moradores da Vila São José, Pastoral da Criança, Associação de Pais e Mestres e Funcionários da Escola Estadual Manoel Antonio da Cunha, Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Lapa, Movimento Sem Terra (MST) – Contestado, Rede de Mulheres Negras do Paraná, Associação Lapeana de Apoio ao Autista Anjo Azul, Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, Associação dos Produtores de Produtos Artesanais da Lapa (APPA), Associação de Pais e Mestres e Funcionários do Centro de Atendimento Especializado Monsenhor Henrique Falarz, Associação de Enfermagem da Lapa, Sindicato dos Servidores Públicos da Lapa, Sindicato de Saúde da Lapa, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da Lapa (APAE), Centro de Recuperação Nova Esperança (CERENE), Hospital Regional São Sebastião, além das três vagas da administração pública, que serão preenchidas por indicação do Poder Executivo Municipal.
 
Cada uma dessas entidades vai indicar seus representantes para que os novos conselheiros tomem posse dos cargos e elejam o novo presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário