Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Governo do PR atrasa verba para compra de medicamentos em Curitiba

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, falta de dinheiro faz com que comece a faltar remédios nas unidades básicas de saúde. Governo do PR diz que repasse será feito em fevereiro

na Gazeta do Povo

O governo do Paraná não repassa verba para a compra de medicamentos em Curitiba há seis meses, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Sem o dinheiro em caixa, prateleiras de remédios se esvaziam nas unidades de saúde e a população é prejudicada. O governo do estado reconhece o atraso, mas diz que seria de quatro meses, de setembro a dezembro do ano passado.
Outro agravante, segundo o município, é que o estoque estratégico – reserva de medicamentos para suprir o município de três a cinco meses – teria sido "zerado" ainda em 2012 e os remédios não foram repostos.
“Se não podemos comprar os medicamentos, alguns faltam nas unidades. E isso acontece por mais que façamos remanejamento interno entre as unidades”, afirma Luiz Armando Erthal, diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. Ele diz que a secretaria esperava receber a verba, de R$ 2,184 milhões, ainda em 2013.
A recomposição do estoque estratégico, segundo Erthal, só não foi feita ainda por causa do atraso do governo do estado. “Só o estado atrasou e por isso não conseguimos fazer a recomposição”. A assessoria do governo do estado rebate a afirmação e diz que o problema com o estoque estratégico é de falha de gerenciamento por parte do município.
Segundo o município, por ano, a União repassa R$ 9,4 milhões para a compra de medicamentos em Curitiba. O estado repassaria R$ 4,368 milhões. E a prefeitura completa com até R$ 5,5 milhões do orçamento anual.
Os valores informados pelo governo do estado, porém, são diferentes. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o estado repassa a Curitiba R$ 6,5 milhões por ano. Em 2013 foi feito o repasse de R$ 4,4 milhões e faltariam R$ 2,1 milhões.
O município, porém, afirma ter gasto R$ 2,3 milhões a mais que a verba estipulada para bancar a falta dos repasses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura gastou R$ 7,8 milhões com compra de medicamentos no ano passado. Mais cedo, Erthal havia dito que o município gastou R$ 2 milhões no ano passado - informação que foi corrigida posteriormente pelo órgão.
Pagamento sai em fevereiro, diz governo
Por meio de sua assessoria de imprensa, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) informou que o atraso se deve a “questões administrativas” e que o pagamento dos R$ 2,184 milhões está liquidado e será feito no início de fevereiro.
Ainda de acordo com a secretaria, as parcelas foram pagas regularmente até agosto de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário