Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

COM “RETRATOS”, PROJETO TAMTAM PARTICIPA DA IV MOSTRA NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS EM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA, EM BRASÍLIA (DF)

no Portal Nacional Segs

ONG santista comemora 25 anos de atuação em 2014

O Projeto TAMTAM dá sequência às comemorações de seu Jubileu de Prata com uma participação mais do que especial na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família, em Brasília (DF). Convidado a participar do encontro, o grupo apresenta no dia __ de março o espetáculo “Retratos”, criação assinada pelo diretor Renato Di Renzo.

A mostra é promovida pelo Departamento do Atenção Básica do Ministério da Saúde e se realiza de 12 a 15 de março no Centro Internacional de Convenções de Brasília – CICB.

Um dos principais objetivos do evento é o fortalecimento da interface saúde-cultura na gestão pública. A TAMTAM foi selecionada por conta de sua experiência reconhecida e vencedora dos prêmios Cultura e Saúde 2008 e 2010, que estuda as ações ligadas ao tema realizadas pela sociedade civil e aponta características do tipo de instituição e tempo de existência.

Cerca de 10 mil trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão presentes para conferir de perto a diversificada programação.

“Retratos” conta com textos de relatos reais e sonorização ao vivo. Além disso, Di Renzo participa de bate-papo onde lembrará a trajetória do Projeto TAMTAM ao longo de seus 25 anos de vanguarda e resistência.

História


Iniciado na extinta Casa de Saúde Anchieta, em Santos (SP), no ano de 1989, o Projeto TAMTAM tem como objetivo promover saúde mental, prevenção às doenças, educação, acesso à arte e cultura, diversidade e inclusão social.

O trabalho teve origem após uma intervenção pública municipal no local, feita pela então prefeita Telma de Souza. A humanização da chamada “Casa dos Horrores” contou com a atuação de uma grande equipe multidisciplinar e tinha como líder o médico sanitarista Dr. David Capistrano Filho.

Foi a partir daí que o arte-educador e pedagogo Renato Di Renzo revolucionou o chamado tratamento em linguagem de arte/vida, propondo uma integração inclusiva e diversa, através de espaços para Arte e Convivência “com o desejo e as paixões todas”. Desse grupo de convivência dos “loucos do manicômio” e dos “loucos familiares” e, “os vizinhos do Anchieta”, acontece um olhar comum – fisio/urbano – transformando a imaginação em novas utopias – provocações para a vida. Logo, esse diálogo Arte/Vida torna-se referência e modelo nacional, ganhando reconhecimento internacional.

Em 1992 é fundada a ONG Associação Projeto TAMTAM, objetivando que a ética e a estética fossem mantidos e replicados. No ano seguinte, criou-se a Escola Experimental Geração 2001, nos moldes da TAMTAM, voltada para uma demanda de crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade.

Também nesse ano a TAMTAM uniu seu trabalho de Arte com o Grupo Orgone, fundado pela bailarina Claudia Alonso, que, até então trabalhava somente com dança. Di Renzo assume a direção do grupo, dando nova roupagem e uma linguagem única que o caracteriza até os dias atuais. Os participantes passam a fazer parte de uma formação muito mais ampliada, que incluía as atividades do próprio TAMTAM.

Em 1996, a TAMTAM passou a ocupar o terceiro andar do foyer do Teatro Municipal, transformando-o em um espaço multicultural, onde músicos, escritores e a comunidade em geral passaram a se reunir. Até aquele ano o projeto tinha ligação com o poder municipal, como parte das políticas públicas de saúde, educação, assistência e cultura.

Mudanças governamentais não permitiram que o projeto continuasse desta forma. Assim, entre 1997 e 1998 o TAMTAM foi desenvolvido  em prédios e galpões abandonados e, de 1999 a 2002, no Colégio Universitas, até reocupar o seu “canto” no Teatro Municipal. Em abril de 2003, após ampla reforma, ele abriu suas portas para a cidade rebatizado de Espaço Sócio Cultural e Educativo Café Teatro Rolidei.

Desde então, atores e aprendizes do Grupo Orgone encenam peças de autoria de Di Renzo, cuja urgência sempre foi a “fala dos excluídos”, e de outros autores. Da mesma forma, sedia todas as ações da Associação Projeto TAMTAM, executadas por um grupo de voluntários que compartilha do mesmo sentimento: o trabalho é por vocação.

Todas as ações socioculturais da ONG Associação Projeto TAMTAM, sejam elas desenvolvidas por meio do teatro, dança, música, artes plásticas e comunicação, visam propiciar a qualidade de vida e fomentar a discussão do novo homem e do mundo que se quer viver, “num tempo de gratuita estranheza”, violência gratuita e banalização da vida e das relações.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário