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sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Secretaria da Saúde leva ouvidoria itinerante para Unidades de Pronto Atendimento

via PMC

A Prefeitura de Curitiba está abrindo mais um canal de comunicação para que o usuário da estrutura de saúde do Município possa dar sugestões sobre o atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde levará a sua Ouvidoria para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O projeto, em fase experimental, teve início nesta semana na UPA do Sítio Cercado.

Pelo projeto Ouvidoria Itinerante, um representante da Ouvidoria do SUS Curitiba estará na UPA durante três dias na semana para conversar com a população, divulgar o telefone da entidade e fazer uma pesquisa sobre a qualidade do atendimentos e as dificuldades encontradas pelo usuário.

“Estamos divulgando o contato da Ouvidoria, que é um canal específico do cidadão com a saúde, entregando folders, orientando sobre a importância de procurar sua unidade de saúde de referência e as UPAs apenas nos casos de urgência e emergência. Para quem não é de Curitiba, passamos o número da Ouvidoria do Estado e ressaltamos a importância do vínculo com o seu município para os atendimentos de saúde”, conta a coordenadora do teleatendimento da Ouvidoria, Tânia Andreoli.

O projeto Ouvidoria Itinerante integra o plano de governo da atual gestão da Prefeitura, dentro dos programas Curitiba Mais Participativa e Curitiba Mais Humana, abrindo novos canais de diálogo com a população para melhorar, cada vez mais, o atendimento dos serviços públicos municipais.

A dona de casa Sueli de Fátima foi uma das primeiras a aproveitar a presença da Ouvidoria Itinerante na UPA. Depois de esperar pelo atendimento médico para sua filha Juliana, de 17 anos, que estava com uma forte alergia, foi dar sua opinião. “Fomos bem atendidas pelo médico, mas acho que o espaço físico da UPA poderia ser melhor dimensionado”, disse.

Usuárias da unidade de saúde Sambaqui, no Sítio Cercado, Sueli e a filha foram orientadas a procurar a unidade básica, que é o local adequado para fazer todo o acompanhamento do problema de saúde. “É importante que a população saiba que as UPAs são apenas para os casos de urgência e emergência, assim conseguimos diminuir o tempo de espera pela consulta”, ressalta Tânia.

Atendimentos

Todos os meses, a Ouvidoria registra cerca de 600 atendimentos – entre críticas, solicitações, sugestões e elogios – relacionados às nove unidades de pronto atendimento da capital. Pelo telefone 0800-6440041 ou presencialmente na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Francisco Torres, 830), todas as manifestações recebidas são analisadas, identificadas e encaminhadas para os setores competentes. Quando voltam para a Ouvidoria, a decisão de cada setor é analisada e retorna ao usuário.

“É fundamental que os usuários do SUS Curitiba falem com a Ouvidoria, pois é através deste trabalho que conseguimos identificar o que precisa ser melhorado para aprimorar a qualidade dos nossos serviços”, explica a coordenadora da Ouvidoria, Fabíola Pie Nunes.

Nos próximos meses, o projeto irá percorrer as outras Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Curitiba.

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