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quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Teleconsultoria do Telessaúde do SUS já possibilitou a discussão de 15 mil casos.

Profissionais de saúde podem esclarecer dúvidas gratuitamente Criado para auxiliar os médicos que trabalham na Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB), a teleconsultoria do Telessaúde já possibilitou a discussão de 15 mil casos. Por meio das teleconsultorias via canal 0800 médicos da APS/AB em todo o Brasil e enfermeiros do RS podem esclarecer dúvidas sobre diagnóstico, casos clínicos e procedimentos do dia-a-dia na área da saúde gratuitamente. A iniciativa de criar o 0800 foi desenvolvida pelo projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), TelessaúdeRS/UFRGS em parceria com Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde do RS. Desde o início do ano, o 0800 também é pro-ativo: os teleconsultores ligam para os médicos da APS do RS para discutir e qualificar os casos que estão na fila de espera para consultas com outros especialistas.

Em atividade desde 2013, as ligações do canal 0800 são atendidas pela equipe de teleconsultores do TelessaúdeRS/UFRGS composta por médicos e enfermeiros altamente qualificados. A primeira solicitação foi recebida em março de 2013, de uma médica do interior do Rio Grande do Sul para saber qual medicação seria mais adequada para sua paciente utilizar durante a amamentação, minutos depois, outra médica, também do interior do estado telefonou para esclarecer dúvidas sobre sintomas de taquicardia. Nestas ligações o canal 0800 do Telessaúde Brasil Redes atendeu suas primeiras solicitações e evitou seu primeiro encaminhamento. Desde então cerca de 15 mil casos já foram discutidos, com índice de 99% de satisfação e capacidade de evitar de encaminhamentos de pacientes a outro médico, reduzindo tempo para resolução do problema e custos de deslocamento e consumo de outras consultas no SUS.

Além das teleconsultorias, o TelessaúdeRS/UFRGS também auxilia na diminuição da fila de encaminhamentos para especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS) no RS. Inicialmente os teleconsultores fazem uma análise no documento de referência dos pacientes, para identificar quais casos poderiam ser resolvidos na Atenção Primária, tornando o encaminhamento desnecessário. Após, a equipe entra em contato com os médicos das unidades de saúde para discutir os casos analisados, e propor soluções para que o paciente seja tratado na própria UBS e retirado da fila. Esta oportunidade, além de qualificar o atendimento nas UBS, proporciona a educação permanente dos profissionais e agiliza o atendimento do paciente. Na fila de encaminhamentos para a endocrinologia de Porto Alegre houve uma redução de 40%.

O TelessaúdeRS/UFRGS que também possui projetos de telediagnóstico e tele-educação para profissionais de saúde, acredita na eficácia da tecnologia como aliada na melhoria e qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS). O canal 0800 644 6543 atende médicos que trabalham na APS/AB em todo o território nacional e enfermeiros do RS, a ligação é gratuita e está disponível de segunda a sexta-feira das 08:00 às 17:30 (horário de Brasília). Através do serviço milhares de pessoas e profissionais são beneficiados, graças ao interesse e confiança dos médicos e enfermeiros, que ligam diariamente para esclarecer suas dúvidas, o que contribui para qualificar e reduzir a fila de pacientes encaminhados para consultar com médicos especialistas.

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