Páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Texto esclarecedor sobre a Venezuela: mostre isso pro seu conhecido que é bolsominion

no FB da Marina Dos Anjos

Eu nunca fui à Venezuela e acho que você também não. Mas virou bingo citar o país no meio de uma discussão política — mesmo com a ignorância que temos a respeito.

Uma amiga venezuelana decidiu então esclarecer algumas coisas, que eu replico aqui. O texto não é meu, mas considero de muita utilidade nesse momento.

Ela pediu para que não fosse identificada porque tem ouvido muito absurdo por aí e a nossa saúde mental é importante.


"Sou venezuelana. Acompanho o processo desde que começou. Vou tentar explicar por que o governo PT (do qual sou muito crítica) não teve nada a ver com Venezuela. Preguiça mas vamos lá.

A única coisa que faz sentido comparar é que ambos governos fizeram políticas sociais contundentes. Venezuela se tornou livre de analfabetismo, diminuiu drasticamente mortalidade infantil por exemplo. Brasil saiu do mapa da fome. Poreeeem...

Chavez mudou a constituição para se reeleger infinitamente, decisão que ameaça a democracia. Chavez desde o começo foi um governo com forte apelo para a cultura militar, houve e ainda há muita perseguição a pessoas e grupos de oposição.

Fecharam canais de TV e ameaçaram toda a imprensa nacional que fizesse oposição. Desde sempre houve lista e quem era e não era chavista. Você sentir no ar um clima muito hostil pela presença de militares em todo canto.

Governo PT não teve nada disso. Podia e teve oposição, teve e tem uma imprensa azucrinando sem parar e ninguém foi preso por isso. Você nunca se sentiu ameaçado pelo exército por ser de oposição. Na Venezuela sim.

PT vacilou, deixou acontecer muita merda. Mas foi um governo democrático, nunca um dos seus líderes ameaçou a população contrária a ele de morte ou punição. Chavez e Maduro sim. Em voz alta e sem vergonha.

Sabe o que me lembra muito a Venezuela antidemocrática que existe hoje, dominada por um exército corrupto e com poderes infinitos? Tudo que o candidato fascista fala e promete. Um governo totalitário, arbitrário e sem diálogo.

O que cagou com a Venezuela não foram as políticas sociais. Foram os militares, a repressão, o Chavez ter comprado armas do Iraque e distribuído pra população, coisa que tornou Caracas a cidade mais violenta do mundo. A autorização pública de ir pra cima de quem fosse contra "a revolução".

Não importa se é de esquerda ou de direita, se militares estão no comando, vai dar merda. Sempre deu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário