Páginas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Alexandre Padilha: relação entre SUS e os sistemas privados é expressão da desigualdade

por Alexandre Padilha no FB

Enquanto modelo apresentadora famosa tem no SUS (Hospital Conceição, Complexo GHC do Min. da Saúde em Porto Alegre) a chance de sobreviver a complicações de procedimentos estéticos realizados em clínicas particulares, hospitais privados em São Paulo, barram atendimentos de alguns planos de saúde. As duas notícias saem no mesmo dia (FSP) e mostram os limites da contradição entre Sistemas de Saúde de caráter público e universal e Sistemas de Saúde de caráter privado.

Recentemente notícia de turista canadense que, ao dar a luz não programada em hospital nos EUA recebeu conta de US$2,5 milhões quando retornou a sua casa, surpreendeu muita gente. Sobretudo quem estava de malas prontas para Miami.

O Brasil tem uma convivência peculiar com estes 2 mundos e teremos que reconstruir as bases do nosso Sistema Nacional de Saúde, pois hoje, como os dois casos explicitam, esta relação é uma das expressões para a DESIGUALDADE (gostamos de precisar melhor com a palavra iniqüidade) no acesso.

O que mais me choca é sabermos que todos os profissionais que participaram do procedimento estético realizado pela modelo há 5 anos e os procedimentos posteriores, só o fazem nas suas clínicas ou serviços particulares, porque um dia tiveram estágios, residência em hospitais do SUS. E nem sempre valorizam o mesmo como deveriam.

Torço para que a famosa apresentadora tenha sua vida salva e sua saúde reabilitada e temos que agradecer, mais uma vez, ao esforço, dedicação e compromisso dos profissionais do GHC que, mesmo com todas as dificuldades colocam em primeiro lugar: salvar vidas. 

Torço para que haja justiça com os pacientes barrados nos hospitais privados citados em São Paulo. Muito caminho pela frente para construirmos um Sistema de Saúde justo e de qualidade . 

PS: nem preciso [dizer] que não vi, em nenhuma das matérias que falam do hospital onde está a modelo, citar que o mesmo é do SUS e é um dos poucos hospitais próprios do Ministério da Saúde.

Um comentário:

  1. pois é os medicos e hospitais privados fazem a merda acaba praticamente com a vida da modelo que pagou uma grana preta e no fim ela se dá mal pois acreditara que pagando uma fortuna a um hospital privado estaria com o que ha de melhor na medicina, e estaria segura>Ledo engano, Um,a grande parte desses medicos privados nao passam em hospitais publicos onde la eles fazem o pobre de cobaia mais com isso salvam vidas e acima de tudo ganham experiencias. Ja os medicos que nao chegam a fazer seus treinamentos em hospitais publicos como pronto socorros, se formam com pouquissima experiencia. e o resultado é como esse da modelo. que diga-se de passagem nao é o unico erro medico cometido nessa especialidade por hospitais e clinicas privadas. Moral da historia. sobrou para o SUS TENTAR salvar a vida da modelo pois ela coitada certamente nao tem mais dim dim para pagar aos ABUTRES PRIVADOS,

    ResponderExcluir