Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Humor surreal

na coluna do Celso Nascimento na Gazeta do Povo

Humor 1

Diários oficiais não são, obviamente, lugar para publicação de piadas. Mas também se pode rir muito do que se lê neles. Um bom exemplo é o edital de convocação 037/09, assinado pelo diretor do Departamento de Limpeza Pública da prefeitura de Curitiba, que saiu na edição do último dia 11 do Diário Oficial do Município.

Humor 2

O edital convoca “o responsável pelo estabelecimento comercial Câmara Municipal de Curitiba” para que compareça à sede do Departamento para “regularizar o Auto de Infração n.º 705”, sob pena de “inscrição em dívida ativa do auto, tendo em vista estarem esgotados os recursos administrativos previstos em lei.”

Humor 3

A piada já começa boa quando a Câmara de Vereadores é classificada como “estabelecimento comercial” (não se sabe se esta referência foi causada por um ato falho do signatário do edital). Melhora quando é notório que o “responsável” pelo “estabelecimento comercial” é ninguém menos do que seu presidente, o vereador Luiz Cláudio Derosso. Mais risível ainda é a revelação de que a Câmara infringiu leis relativas à limpeza pública que ela mesma aprovou. E que nem pode mais recorrer pois os prazos já estão esgotados.

Humor 4

Uma das leis invocadas pela prefeitura para punir a Câmara é a n.º 7.833/91, que em seu artigo 56 prevê que o infrator será notificado por edital – como foi o caso – quando ele “estiver em lugar incerto ou não sabido.” Quer dizer: os fiscais não encontraram o “responsável” no endereço do “estabelecimento”. Detalhe adicional: o “infrator” Luiz Cláudio Derosso é parente muito próximo dos sócios de uma empresa de limpeza pública que mantém há muitos anos milionário contrato com a prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário