Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Índios abrem spa andino com rituais milenares na Bolívía

da Ansa, em La Paz

Indígenas bolivianos da etnia aymara, a mesma do presidente do país, Evo Morales, inauguraram um spa andino na comunidade de Wancollo, a 66 quilômetros da capital, La Paz.

No local, os clientes interessados poderão se submeter a tratamentos de beleza com produtos de medicina tradicional e buscar o "equilíbrio interno" por meio de rituais indígenas milenares.

O estabelecimento começou a funcionar há uma semana. O projeto recebeu recursos de um programa de apoio ao desenvolvimento turístico sustentável do altiplano boliviano.

Segundo Mónica Velasco, membro do Instituto de Desenvolvimento da Pequena Unidade Produtiva (Idepro), no spa andino há uma combinação de "formas tradicionais de tratamento com novos conhecimentos e tecnologias", o que cria "uma oferta nova e chamativa para os turistas".

Wancollo é uma pequena comunidade com 426 habitantes e pertence ao município de Tiahuanacu, o principal sítio arqueológico da Bolívia.

Na clínica há um alojamento com seis quartos compartilhados, uma praça reservada a cerimoniais, um jardim botânico (onde são cultivadas as plantas usadas em tratamentos) e circuitos de passeios.

O vice-ministro de Turismo da Bolívia, Ivan Cahuaya, explicou que a iniciativa partiu da própria comunidade e contou com aportes do Idepro e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Nenhum comentário:

Postar um comentário