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terça-feira, 18 de janeiro de 2011

EPSJV expande pós-graduação em 2011


na Agência Fiocruz de Notícias
Tendo como objeto de pesquisa e estudo a educação profissional em saúde, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) vai expandir seu Programa de Pós-Graduação em 2011. Neste ano, serão quatro cursos – dois de mestrado e dois de especialização –, um deles na África. No mestrado, além da turma regular, para a qual foi realizado um processo seletivo no final de 2010, haverá ainda uma turma formada por docentes, técnicos e gestores da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS), composta por 36 escolas de todo o país. O mestrado em educação profissional em saúde da EPSJV tem caráter interdisciplinar e atende a alunos com formações e experiências de trabalho variadas. A primeira turma foi concluída em 2010 e era formada por trabalhadores de instituições de educação em saúde. “O mestrado da EPSJV é uma oportunidade de fazer uma formação direta para os trabalhadores do SUS, discutindo a educação profissional em saúde e colaborando para o fortalecimento das ETSUS”, diz o coordenador-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV, Gustavo Matta.
 O mestrado em educação profissional em saúde da EPSJV tem caráter interdisciplinar e atende alunos com formações e experiências de trabalho variadas
O mestrado em educação profissional em saúde da EPSJV tem caráter interdisciplinar e atende alunos com formações e experiências de trabalho variadas

O mestrado foi implantado em 2008, quatro anos depois do início do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV, que oferecia apenas o curso de especialização. A equipe de docentes é formada por profissionais da EPSJV, além de professores convidados e colaboradores de instituições como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade Federal Fluminense (UFF).
Especialização: relação com movimentos sociais
Em 2011, a EPSJV oferecerá também outros dois novos cursos de pós-graduação lato sensu. Um deles é a especialização em trabalho, educação e movimentos sociais, voltada para 50 educadores e que terá financiamento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Trabalhar com os movimentos sociais é uma diretriz da Escola, da qual a Pós-Graduação vem se aproximando para atender às demandas desses movimentos, pensando a saúde em uma perspectiva mais ampliada”, diz Gustavo.
O curso foi elaborado a partir da demanda de educadores e formadores que atuam no campo e tem como objetivo contribuir no processo de formação das pessoas envolvidas nesses processos educativos. A estrutura do curso terá como base a pedagogia da alternância, na qual o curso é organizado em etapas denominadas tempo escola (aulas presenciais) e tempo comunidade (quando voltam para os acampamentos e assentamentos).
Países africanos
Qualificar docentes e dirigentes da área de saúde dos Países Africanos de Língua Portuguesa (Palops) é o objetivo da especialização em educação profissional em saúde, que vai oferecer 30 vagas para trabalhadores vinculados ao sistema nacional público de saúde ou educação desses países. “Com a iniciativa, vamos ampliar os horizontes de formação da EPSJV e contribuir para uma perspectiva emancipatória e de cooperação entre os Palops e o Brasil. O curso inclui oficinas para que os trabalhadores possam compartilhar as experiências adquiridas no cotidiano de seu trabalho”, diz Gustavo.
As aulas, que serão iniciadas no primeiro semestre de 2011, serão realizadas rotativamente em cada um dos países participantes  – Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. O plano do curso de especialização foi elaborado por um grupo de trabalho formado por professores-pesquisadores ligados à pós-graduação e à cooperação internacional da EPSJV. “O curso pretende possibilitar a compreensão histórica das políticas de educação e saúde e potencializar práticas transformadoras que contribuam para a estruturação das instituições públicas de formação de técnicos em saúde dos países africanos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do Timor Leste. A EPSJV tem como princípio, na cooperação internacional, contribuir para a estruturação dessa área nos países, de forma que possam adquirir autonomia na formação de seus quadros”, explica a coordenadora de Cooperação Internacional da EPSJV, Anamaria Corbo.
A realização do curso é uma das ações do  Plano de Trabalho da Rede de Escolas Técnicas da CPLP, da qual a EPSJV é a coordenadora. “O curso de especialização é uma das prioridades da Rede para contribuir para a estruturação e consolidação das instituições públicas de formação de técnicos desses países”, explica Anamaria. A coordenação-geral e pedagógica do curso, além da certificação, será feita pela EPSJV, que também fará a coordenação-executiva, em conjunto com um representante de cada país participante.

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