O que Papai Noel, bebês, John Wayne, Frank Sinatra e a dupla Gordo e o Magro têm em comum? Todos participaram de propagandas de cigarro nos EUA.
Por conta do Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), o Instituto do Câncer (zona oeste de São Paulo) apresenta a exposição "Propagandas de Cigarro - Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas".
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Legenda: "Uma coisa, mamãe: duvido que você fique sem fumar Marlboro / Você nunca sente que fumou demais / Este é o milagre de Marlboro / Meu pai nunca fuma outra marca que não seja Marlboro" |
A mostra reúne propagandas veiculadas nos Estados Unidos entre as décadas de 1920 e 1950, período em que não havia controle sobre a publicidade desse produto.
A intenção é apresentar como a indústria do tabaco manipulou informações e escondeu os malefícios das substâncias presentes no cigarro.
Para facilitar a visita, a exposição dividiu as 90 peças de acordo com os seguintes temas: "Crianças e temas familiares na propaganda de cigarro", "Ídolos do cinema e do esporte fizeram do cigarro um símbolo de status e saúde" e "Pesquisas pseudocientíficas e profissionais da saúde aprovam o cigarro", entre outros.
A mostra fica em cartaz até 14 de outubro e tem entrada gratuita.
Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.Propagandas de Cigarro - Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas - Instituto do Câncer - av. Dr. Arnaldo, 251, Cerqueira César, zona oeste, São Paulo, SP. Grátis.
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Legenda: "Luckies pegam leve na minha garganta. Não há fumo mais selecionado do que o usado nos Luckies. E o processo exclusivo de Lucky é a proteção para a sua garganta contra a irritação e a tosse." |
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