Curitiba contará com mais cinco programas de residência médica em 2014. O anúncio foi feito nesta terça-feira (17) em Brasília pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e faz parte da meta do Programa Mais Médicos que tem o objetivo de criar 12,4 mil vagas até 2018 para universalizar a residência médica para todos os graduados em Medicina.
Ao todo serão 17 vagas ofertadas na capital paranaense e distribuídas entre as especializações de Psiquiatria, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Geriatria e Psiquiatria Infantil. Os novos residentes começam a atuar em março de 2014. O aperfeiçoamento será desenvolvido nas unidades básicas de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) e no Hospital do Idoso Zilda Arns.
“No começo deste ano, iniciamos a residência em Saúde da Família que veio para fortalecer nosso trabalho na atenção primária. Agora estamos elaborando o processo seletivo para as novas residências que também serão desenvolvidas nos equipamentos da rede municipal de saúde”, explicou a coordenadora do Programa de Residência Médica na Secretaria de Saúde, Marcela Dohms.
“Isso é um grande ganho para o SUS e essencial para fortalecer a atenção na saúde”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda.
“A política do Ministério da Saúde de entrar com mais recursos para financiar bolsas de residência tem o objetivo de ampliar o número de especialistas no país nas áreas mais necessitadas pelo SUS. É um esforço conjunto com o Ministério da Educação para melhorar a qualidade do atendimento à população brasileira”, disse o ministro durante o anúncio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário