Páginas

terça-feira, 15 de julho de 2014

Vitória histórica e emblemática! O Parque Gomm vai nascer!!!

SIM, É VERDADE! O Parque Gomm VAI NASCER! 


Há alguns meses vêm ocorrendo reuniões técnicas entre a Salvemos o Bosque da Casa Gomm e os interlocutores nomeados pelo Prefeito Gustavo Fruet (o Secretário de Meio Ambiente Renato Lima e sua equipe técnica).

Nestas reuniões contamos com variado suporte técnico da comunidade de bosquímanos, como arquitetos, urbanistas, advogados, geógrafos, além de representantes de cada uma das grandes "linhas" de ocupação do Parque (ex. Tai Chi Chuan, Hortas Urbanas, eventos culturais etc.)

No dia 10/07/2014, realizou-se importante encontro na SMMA, no qual se definiram algumas linhas essenciais:

1) O Parque Gomm nascerá, SEM RUA PARA CARROS no meio e preservando INTEGRALMENTE o Bosque Gomm, em toda a sua extensão. O bosque será revitalizado e integrado ao parque.

2) Ou seja: o projeto do IPPUC de uma via pública de duas pistas, com calçadas, esgoto, iluminação para atender o shopping com carros e destruir toda a potencialidade do parque etc. ACABOU. VENCEMOS.

3) No lugar da rua, aceitamos, no entanto, que a Prefeitura implante no Parque uma passagem para atendimento de situações de emergência (ambulância, SIATE ou SAMU), a ser usada EXCLUSIVAMENTE em caso de um desastre no shopping que impeça o uso das vias públicas existentes. SÓ nesta hipótese. Esta passagem permanecerá a maior parte do tempo SEM USO, de modo a constituir-se em uma área plenamente fruível do parque para os seus usuários (pedestres, famílias, etc.), sem limitações ergonômicas. Toda a questão da sua largura, sobreposição com alameda de pedestres e materiais a serem empregados nesta passagem de emergência será definida em conjunto com a comunidade, assim como providências jurídicas que preservem, em definitivo, o parque de futura abertura de ruas.

4) A gestão e ocupação do espaço e alguns aspectos de seu manejo continuarão a ser comunitária, com um pacto de liberdades civis firmado pela comunidade (sob a forma de uma associação de usuários) e a municipalidade, que preserve as iniciativas de ocupação e customização do parque já consagradas.

5) Há outros pontos discutidos, que serão brevemente informados, para que todos participem de sua concepção e detalhamento.

Precisaremos de MUITA ajuda de todos, como já vem ocorrendo há um ano. E, claro, GRATIDÃO! Impossível ter chegado aqui sem vocês todos, valorosos bosquímanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário